Facchini

Alta dos combustíveis leva setor de transportes a buscar alternativas

Thermo King/Divulgação

Reajustes nos valores do diesel e da gasolina elevam procura por produtos mais eficientes e econômicos

Google News
Os reajustes nos valores da gasolina e do diesel repassados às refinarias pela Petrobrás não têm afetado somente os consumidores que precisam abastecer o veículo direto na bomba dos postos. Transportadores de mercadorias também sentiram os impactos negativos da alta dos combustíveis, levando o setor de logística a buscar por soluções alternativas para contornar o problema.

No transporte refrigerado de mercadorias, por exemplo, o gasto do combustível chega a ser ainda maior pois, além de permitir que o veículo rode nas estradas, o combustível é utilizado para manter o funcionamento do equipamento de refrigeração. Atenta a esse cenário, a Thermo King destaca suas soluções para o setor. “Estamos introduzindo no mercado equipamentos 100% elétricos, como o B100Eco, E200 e EV500, para aplicação em VUC e caminhões de capacidade de carga até três toneladas. No segundo semestre deste ano, traremos ao mercado brasileiro equipamentos de maior capacidade para aplicação em truck, para cargas de até 16 toneladas”, anuncia Dario Ferreira, diretor geral da Thermo King na América do Sul.


O executivo destaca que esse movimento de adoção de novos hábitos vem ocorrendo desde o início da pandemia, abrindo novas oportunidades para as soluções em refrigeração de cargas. “Esses equipamentos já são utilizados em mercados mais maduros, como o europeu, onde já temos uma ampla gama de aplicações para o que chamamos de ‘last mile’ e ‘home delivery’”, diz.

A empresa, que é líder em soluções para transporte refrigerado e controle de temperatura, também está desenvolvendo soluções a diesel cada vez mais eficientes em performance e consumo de combustível, trazendo ganhos operacionais aos clientes. No ano passado, a Thermo King anunciou o lançamento do A500, no Brasil. O produto conta com uma arquitetura parcialmente híbrida, onde se obtém excelentes resultados em consumo de combustível e operação comparado aos concorrentes do mercado. “Também anunciamos investimentos robustos no desenvolvimento de mais unidades elétricas desde o small truck acoplado até os maiores equipamentos de Trailer. Esse novo portfolio é conhecido globalmente como linha E-Volve e ingressará em nosso mercado na sequência. Na Fenatran 2022 teremos mais soluções inovadoras chegando. Convidamos todos para conferir as novidades em nosso stand.”, completa Dario.

O Evolve integra uma série de iniciativas que o grupo Trane Technologies vem promovendo para oferecer ao mercado produtos com desempenho cada vez melhor, além de energeticamente eficientes e com emissão reduzida de CO2. “Estamos cada vez mais alinhados com as métricas de ESG, buscando trazer novas soluções para a cadeia do frio e que sejam mais sustentáveis. E é isso o que o mercado vem fortemente sinalizando”, finaliza.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA