Facchini

Transportadora Brasil Central reduz consumo de diesel e custos com monitoramento de pneus da Continental

Transportadora Brasil Central

Em até quatro anos, sistema ContiConnect, da Continental será responsável por monitorar 100% dos pneus da frota da transportadora

Google News
Redução do consumo de combustível e dos custos, estão entre os principais desafios do transporte rodoviário de cargas brasileiro na atualidade. Para supera-los, a Transportadora Brasil Central, empresa com mais de 40 anos de atuação segmento, vem expandindo a parceria com a Continental Pneus iniciada em 2016.

De 2020 para cá, a transportadora goiana vem implementando o monitoramento digital dos pneus da frota de caminhões que entra e sai das bases da empresa nas cidades de Rio Verde (GO), Itumbiara (GO) e Rondonópolis (MT), através da inovador sistema ContiConnect.

“Há dois anos, todos os pneus que adquirimos - cerca de 200 por mês - são inteligentes, ou seja, trazem instalados em sua parte interna os sensores desenvolvidos pela Continental. Eles automatizam a medição da pressão e da temperatura, agilizando assim todo o processo que antes era manual e tornando as ações corretivas mais precisas”, explica Diogo Parreira, diretor operacional da Transportadora Brasil Central. A expectativa da empresa é de que em até quatro anos, 100% dos pneus da frota sejam monitorados.


Além dos pneus inteligentes, a solução digital da Continental Pneus em uso na Transportadora Brasil Central também conta com o Conti Yard Reader, antena responsável pela leitura automática da pressão e da temperatura dos pneus inteligentes assim que o veículo retorna aos três pátios da empresa. Os dados coletados são enviados para um portal on-line batizado de Conti Connect, ferramenta que pode ser acessada por qualquer computador ou celular e que possibilita o acompanhamento e administração das informações coletadas. O Conti Connect permite, também, a geração de relatórios que apresentam o cenário real de pressão e temperatura de todos os pneus da frota, além de sua posição no caminhão.


“A economia de diesel para caminhões e ônibus que rodam sempre com pneus com a pressão correta pode chegar a 5% segundo dados internos. Esse cuidado impacta também no aumento da sua vida útil. Queremos nos posicionar no Mercosul como líderes em soluções para prover ao nosso cliente final o menor custo total de direção. E obter uma visão precisa das condições em que os pneus de uma frota estão rodando se reflete diretamente em uma redução desse custo. Somos uma empresa de 150 anos que, ao longo do tempo, tem evoluído constantemente, contribuindo para uma profunda transformação digital no setor automotivo”, destaca Thais Oliveira, diretora de vendas de pneus de carga da Continental.
Continental/Divulgação


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA