Facchini

ANFAVEA: Renovação da frota de caminhões é uma medida positiva

Alexandre Vitor Andrade

“Esse decreto, mais que uma vitória para o setor automotivo, é uma conquista para os caminhoneiros e para toda a sociedade", afirma Presidente da entidade

Google News
O mês de abril teve início trazendo uma importante novidade para o transporte rodoviário cargas brasileiro, trata-se do tão sonhado e aguardado Programa de Renovação de Frota (RENOVAR), instituído pelo Governo Federal através da Medida Provisória (MP) nº 1.112, publicada no dia 1ºde abril. Em coletiva de imprensa, realizada neste mês, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) defendeu a iniciativa.


Glenda Lustosa, Subsecretária de Facilitação de Comércio Exterior e Internacionalização do Ministério da Economia, participou da coletiva e explicou que o Renovar é um programa voluntário, em que o caminhoneiro que tem veículo com mais de 30 anos de uso tem vantagens ao participa. “O objetivo é ganhar produtividade e contribuir com a redução do Custo Brasil. Um caminhão de 30 anos, em comparação a um de 10 anos de uso, por exemplo, tem custo operacional 15% maior. E um benefício adicional é a retirada de circulação de veículos que poluem mais. Estes caminhões em desuso terão o tratamento adequado junto a parceiros que cuidarão do desmonte sustentável e correto.”


Voltado inicialmente para caminhões, ônibus e implementos rodoviários e exclusivamente para profissionais autônomos, o programa RENOVAR traz a possibilidade dos proprietários de veículos pesadas com mais de 30 anos entregá-los para reciclagem e receberem o valor de mercado, mais o da sucata. Os interessados em adquirir um veículo mais novo, ainda poderão ter benefícios de outros atores integrados ao programa, como governos estaduais e municipais, além de fabricantes, concessionários, bancos e frotistas.


“Esse decreto, mais que uma vitória para o setor automotivo, é uma conquista para os caminhoneiros e para toda a sociedade, já que temos uma frota de caminhões com idade média superior a 20 anos. Desde que o Proconve foi instituído em meados dos anos 80, esse tema da renovação de frota tem sido uma pauta histórica da ANFAVEA, no sentido de complementar os esforços dos fabricantes para redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, sem falar da questão crucial da segurança no trânsito”, destacou. Luiz Carlos Moraes, Presidente da ANFAVEA.

“Ainda estamos aguardando o decreto que regulamentará os valores e toda a parte operacional e legal do Programa Renovar para avaliar os impactos, mas sem dúvida ele desempenhará um papel significativo no âmbito social, permitindo a caminhoneiros autônomos a oportunidade de trocar seu veículo com ganhos de produtividade. Será sem dúvida um passo importante para o transporte de carga no país”, complementou Marco Saltini, Vice-Presidente da ANFAVEA.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA