Facchini

Randon New R

Há mesmo risco de acidente com carreta “arqueada” no tombador?

Google News
O programa Pé na Estrada de 20-03-2022 mostrou a proibição em alguns embarcadores para carretas arqueadas descarregarem grãos nos tombadores. Qual a razão da restrição?



Além de alterar a sua altura, elevando a traseira do semirreboque, a inclusão de calços ou lâminas de forma exagerada afeta o desempenho e a segurança da suspensão. Ao elevar-se muito a traseira automaticamente aumenta-se o ângulo do braço tensor (ou tirante como é conhecido).


O aumento do ângulo do braço tensor, provoca um aumento significativo do deslocamento (para trás) do feixe de molas, durante os movimentos angulares que ocorrem no braço com o movimento da balança ou "balancim", por exemplo, quando o veículo passa por uma lombada. Esse deslocamento longitudinal excessivo do feixe de molas, aumenta a probabilidade de as lâminas mestres escaparem do apoio no balancim e no suporte da suspensão. 


Se o feixe escapar enquanto descarrega no tombador, o último eixo gira, quebra o tensor e pode pular o dispositivo (trava) de segurança do tombador, provocando a queda do veículo.


Por isso, observe sempre os requisitos da Resolução CONTRAN 479/2014 que trata desse tema. O aspecto visual não pode ser mais importante que a sua segurança e dos demais!.


ARTIGO: Eng Rubem Penteado de Melo, DSc.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA