Facchini

CAIXA inicia antecipação do valor frete para caminhoneiros

Adobe Stock

Batizada de Giro CAIXA Transportes, iniciativa disponibilizará valores de frete na conta de caminhoneiros autônomos com até 120 dias de antecedência

Google News
Cumprindo com o que vinha sendo prometido ao longo de 2021, desde o lançamento do Programa Gigantes do Asfalto, um amplo pacote de benefícios criado pelo Governo Federal para atender os profissionais do transporte rodoviário de cargas, a CAIXA Econômica Federal iniciou na última sexta-feira, 4 de fevereiro, a antecipação de valores do frete para caminhoneiros autônomos.

Batizada de Giro CAIXA Transportes, a iniciativa que busca beneficiar toda a cadeia de transporte rodoviário de carga é exclusiva para antecipação do pagamento de custos de frete aos caminhoneiros. De acordo com a instituição financeira, os recursos poderão ser disponibilizados diretamente na conta dos transportadores autônomos com até 120 dias de antecedência.

A inédita modalidade de crédito já está disponível para todos os clientes do banco com taxa de juros a partir de 1,99% ao mês.


Como funciona
Segundo a CAIXA, as empresas de transporte de cargas que contratam serviço de frete a prazo podem solicitar ao banco que antecipe seu pagamento diretamente ao transportador autônomo (caminhoneiro), que recebe o valor à vista por meio de crédito em conta da CAIXA, inclusive na Poupança Social Digital, no CAIXA Tem.

De acordo com o banco, podem ser antecipados os fretes com registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

Já a amortização do empréstimo será feita em parcela única, cujo vencimento será na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.


Contratação
Para contratação do Giro CAIXA Transporte, as empresas de transporte de cargas devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da CAIXA, mediante avaliação de crédito. Após a disponibilização do limite, a operacionalização do crédito é realizada digitalmente pelo Gerenciador Financeiro do banco.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA