Facchini

Randon New R

DAF apresenta novos caminhões semipesados com até 300 cv de potência

DAF/Divulgação

Motor produzido pela Cummins e com duas opções de potência, transmissão automatiza ZF de 12 velocidades, três versões de cabine e vários itens de série e opcionais estão entre as novidades

Google News
Sucesso incontestável no segmento de pesados, a DAF Caminhões Brasil inicia 2022 ampliando o portfólio de soluções para transporte rodoviário cargas nacional e em busca de maior participação na categoria de semipesados. Prova disso é a apresentação de novos modelos DAF CF.

Voltados principalmente para operações de distribuição e tendo como como público-alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores, os inéditos semipesados da montadora holandesa estreiam em duas versões, sendo, 6x2 com Peso Bruto Total de 23 toneladas e 8x2 com Peso Bruto Total de 29 toneladas, ambas com a cabine mais confortável do segmento, robustez, alto desempenho e baixo consumo de combustível.

“Este é mais um caminhão projetado com a excelência da DAF Caminhões Brasil. Estamos oferecendo um salto significativo de qualidade no segmento. O Novo CF chega ao mercado brasileiro elevando o conceito de conforto da categoria, oferecendo segurança e design com foco nos motoristas. Além disso, é um caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, que atendem às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um ótimo custo-benefício. Estamos muito felizes em apresentar o Novo CF”, explica Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.


Trem de força
DAF/Divulgação
Uma das principais novidades da nova gama de semipesados é a presença do inédito motor PACCAR GR-7. Produzido pela Cummins, o motor de 6,7 litros e 6 cilindros está disponível em duas versões: com 280 cv de potência e 950 Nm de torque, e 300 cv e torque de 1.000 Nm.

O novo propulsor ainda é equipado com sistema de injeção Common Rail, que contribui para um consumo mais eficiente de combustível, redução de ruídos e menor emissão de gases poluentes. Destaca-se ainda a utilização de sistema de freio motor do tipo Borboleta, com 224cv de potência.

Para assegurar maior conforto ao dirigir, padronização da condução, redução do tempo de manutenção e aumento da segurança, os novos semipesados DAF também contam com a opção de a opção de transmissão automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas.

O trem de força dos exemplares ainda é complementado pela presença do novo eixo trativo Meritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, com design simples e robusto, que auxilia na redução do consumo de combustível e no baixo custo operacional, devido ao menor índice de manutenção. Os novos DAF CF também possuem eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8x2.

A autonomia operacional é assegurada pelo tanque de combustível, com capacidade para 650 litros de diesel, e pelo tanque Arla 32, de 42 litros, ambos confeccionados em plástico de alta resistência. Todos os exemplares ainda trazem como item de série pneus com medida 275/80 R22,5 e, como opcional, 295/80 R22,5.


Cabine
DAF/Divulgação
Os novos semipesados DAF CF estreiam no mercado brasileiro contando com três opções de cabines. São elas, Day, Sleeper e Space (a mais espaçosa da categoria).

Segundo a montadora, a cabine Day é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6x2. Recomendada para o uso diurno a cabine conta com com 1,60m de altura interna, e não dispõe de leito. Batizada de Sleeper, a cabine intermediária possui a mesma altura interna, entretanto oferece uma cama de 2,23 m e está disponível para as versões 6x2 e 8x2. Já a cabine Space, a maior da categoria, conta com 2,23 m de altura e 2,10m de comprimento, além de leito beliche com escada que permite fácil acesso a cama superior. Em ambas as cabines leito destaca-se ainda a presença de de colchões de alta qualidade, que priorizam o descanso de qualidade do motorista, e camas com medidas de 2045 x 680 mm.

“Desde o início do projeto do novo caminhão, a DAF Caminhões Brasil teve o compromisso de colocar o motorista em primeiro lugar. Todo a elaboração do projeto foi pensada para que o motorista trabalhe com mais ergonomia e conforto. Isso vai proporcionar a ele menos cansaço e contribuir para uma maior atenção ao volante, conduzindo o veículo de maneira mais eficiente e segura. É por isso que o Novo CF chega ao mercado como o mais confortável da categoria”, completa Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

As cabines dos novos semipesados DAF também trazem como diferencial um acabamento superior e que prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, com impactos diretos na segurança. Destaque para os bancos com opções incluem regulagem de encosto, amortecedor pneumático com ajuste manual e até oito tipos de regulagens, como apoio lombar, coluna e apoio para o braço.

Os novos DAF CF também oferecem as cortinas blackout, para maior privacidade do motorista, tendo como opcional a cortina central, assim como a função maleiro. Enquanto a iluminação interna é acionada e controlada por botões digitais, com três níveis de regulagens.


Opcionais
DAF/Divulgação
Para atender até mesmo os clientes mais exigentes e detalhistas, que prezam pelo máximo conforto, comodidade, estilo e segurança, os novos semipesados DAF CF também estreiam trazendo consigo um amplo pacote de opcionais que inclui: 

- Quebra sol verde translúcido com acabamento prateado;
- Buzina pneumática de teto;
- Faróis em Led;
- Faróis auxiliares com função cornering;
- Aviso sonoro de marcha à ré;
- Espelho de aproximação frontal;
- Climatizador de teto;
- Suporte fixo para estepe;
- Airbag;
- Geladeira;
- Rodas de alumínio;
- Ar-condicionado com função Auto.

Eficiente, inteligente e econômico ao resfriar a cabine na temperatura desejada rapidamente, o sistema de ar-condicionado quando combinado com  a função Auto ainda é capaz de manter uma temperatura agradável e estável no habitáculo.

Com capacidade de armazenamento de 33 litros e disponível para todas as versões, a geladeira se destaca como o item de maior comodidade e praticidade ao possibilitar o transporte de alimentos, bebidas ou medicamentos.


Tecnologia de série
Os novos semipesados DAF CF também não deixam a desejar no quesito tecnologia. Prova disso é a presença do Assistente de Performance do Condutor, item de série responsável por mostrar em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível. Já o painel de instrumentos é moderno, intuitivo e de fácil acesso pelos comandos do volante.

Vendas
Produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, os novos semipesados DAF CM chegam às concessionárias a partir de fevereiro. Já as primeiras entregas estão previstas para acontecerem a partir de março. Os preços não foram relevados pela marca.

DAF/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA