Facchini

Caminhões TATRA 8x8 para Exército Brasileiro desembarcam no Porto de Paranaguá

Claudio Neves/Portos do Paraná

Seis exemplares serão empregados por dois batalhões do Exército Brasileiro em operações de transporte e lançamento de pontes

O Porto de Paranaguá se consagrou mais uma vez como a porta de entrada para caminhões diferentes de tudo que estamos acostumados a ver em todo o território brasileiro. Nesta semana, seis exemplares TATRA 8x8 destinados ao Exército Brasileiro, desembarcaram na TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Fabricados na República Tcheca, os veículos militares chegaram em contêineres Flat Rack no navio Cap San Lorenzo.

“Ficamos muito satisfeitos aos sermos escolhidos pelo Exército Brasileiro como porto para essas operações especiais. Nossos terminais e operadores, a exemplo da TCP, além de agilidade, operam esse tipo de carga de projetos, com muita segurança e eficiência”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.


A operação de desembarque dos veículos foi realizada pela TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, na modalidade carga de projeto. Por terem pesos, medidas e dimensões maiores que as cargas convencionais, os veículos chegaram ao Terminal a bordo de contêineres Flat Rack que, ao contrário dos comuns, não possuem as laterais e o teto.

“O TCP tem uma equipe dedicada para a operação de carga projeto, com profissionais com mais de 20 anos de experiência e que é especializada em soluções logísticas pensadas caso a caso, para atender individualmente as demandas dos importadores e exportadores. Além disso, conta com um parque de equipamentos completo, o que faz com que a operação aconteça em segurança e com a maior rapidez possível”, explica Thomas Lima, diretor Comercial e Institucional da empresa.


Além de profissionais do Porto de Paranaguá e da TCP, bem como militares do Exército Brasileiro, profissionais especializados das áreas de transporte, logística, engenharia e desembaraço aduaneiro também acompanharam todo o procedimento. de desembarque dos caminhões.

De acordo com o Exército Brasileiro, os inéditos caminhões TATRA 8x8 serão empregados no transporte e lançamento de pontes. Dois batalhões receberão os modelos, sendo, o 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Alegrete, Rio Grande do Sul, e o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Porto União, Santa Catarina.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA