Facchini

Scania entrega caminhão 100% elétrico para operações com até 64 toneladas

Scania/Divulgação

Batizado de Scania P25, exemplar será combinado com semirreboque de 4 eixos e atuará em rotas de 160 quilômetros no norte da Suécia

A Scania entregou neste mês, um cavalo mecânico 100% elétrico para operações rodoviárias de longa distância com até 64 toneladas. Batizado de P25, o exemplar 6x2/4 será combinado com um semirreboque tanque de 4 eixos espaçados e empregado no transporte de produtos químicos Wibax no norte da Suécia, em rotas de 160 quilômetros (ida + volta).

De acordo com a montadora sueca, o desempenho e a capacidade de carga do veículo são possibilitados pelo desenvolvimento de um motor elétrico significativamente mais potente. Além disso, a entrega do caminhão elétrico é o primeiro passo de um trabalho colaborativo entre a Scania e a Wibax, que focará nos processos de carregamento do veículo, durabilidade das baterias e planejamento de rotas. 


Para Wibax, o caminhão elétrico Scania é uma forma de reduzir o impacto climático de suas operações. “Temos feito o possível para ser sustentável desde a fundação da empresa em 1986 e, como identificamos o transporte como nosso maior impacto ambiental, este caminhão elétrico é um passo para garantir que possamos continuar nossas operações pensando no clima. Durante a vida útil deste caminhão, Wibax reduzirá as emissões de CO 2 em até 1.400 toneladas, tornando-o uma verdadeira virada de jogo ”, disse Jonas Wiklund, CEO do Wibax Group.

“Este é o primeiro equipamento de 64 toneladas totalmente elétrico que colocamos na estrada nas operações do cliente. Passo a passo, estamos demonstrando que as soluções elétricas estão acontecendo muito rapidamente e para basicamente todos os segmentos ”, diz Fredrik Allard, chefe de E-mobilidade da Scania. 


A recente entrega do inédito Scania P25 também reforça grande potencial da infraestrutura elétrica em operações fora dos grandes centros urbanos. Para isso, todo o suporte de carregamento elétrico da operação é assegurado pela Skellefteå Kraft.

“É vital para nós estarmos na vanguarda em questões de sustentabilidade. Não deve ser apenas algo que você lê em um pedaço de papel; deve significar algo real. Caminhões eletrificados mais leves já estão disponíveis no mercado há algum tempo, mas, para nós, isso só importa agora quando podemos eletrificar nossas cargas de 64 toneladas. Nossos valores são 'grande química' e este investimento está em linha com esse lema. Essas questões já estão na mesa há muito tempo, mas agora vemos que a demanda por soluções sustentáveis ​​do mercado aumenta. Isso está começando a acontecer de verdade ”, conclui Wiklund.

Scania/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA