Facchini

Randon New R

Novo motor FPT F1C MAX garante máxima economia, desempenho e potência ao inédito IVECO Daily 35-160

FPT Industrial/Divulgação

Propulsor do IVECO Daily Euro VI evolui em torque e reduz em até 6% o consumo de combustível, além de apresentar intervalo de revisões ampliado

Reconhecida mundialmente como marca Multi-Power que provém a energia do futuro, a FPT Industrial equipa o IVECO Daily Euro VI com o novo motor FPT F1C MAX. Integrante da consagrada Série F1, o propulsor apto à fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE) entrega  160 cv de potência e 380 Nm de torque; mais tecnologia, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT); e mais economia, reduzindo em até 6% o consumo de combustível. 


A nova motorização também se destaca pelo intervalo de revisões ampliado, de 15 mil para 30 mil quilômetros, e tecnologia pós-tratamento da FPT Industrial, que dependendo da operação, permite rodar meses sem necessidade de reabastecimento com Arla 32.

Resultado da experiência de mais de quatro décadas da FPT Industrial no segmento de veículos comerciais leves, a Série F1 representa atualmente cerca de 40% da produção da marca. Além disso, os motores se consagram como líderes em densidade de potência e torque, com resposta de torque em regimes transitórios mais rápida da categoria. 

Com o lançamento, a FPT Industrial se consagra como o primeiro fabricante a homologar um motor para o PROCONVE P8 no Brasil.Para se adequar ao novo nível de emissões, a Série F1 é exaustivamente testada, atestando sua durabilidade e eficiência perante os limites estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).


Maior vida útil, menor consumo e mais eficiência
Com injeção eletrônica Common Rail de última geração, o FPT F1C MAX passa a contar com bomba de combustível com maior vida útil; nova central de controle eletrônico; injetores tipo solenoide, para maior otimização do consumo de combustível; motor com corrente para sincronismo entre virabrequim e comando de válvulas (dispensa substituição de correia) e embreagem específica, proporcionando maior eficiência de atrito, com menor desgaste e trepidação.

Em termos de inovação, destaca-se a otimização do desempenho termodinâmico do motor de 3,0 litros através de avançados sistemas de alimentação do ar, com turbocompressores VGT de geometria variável controlados eletronicamente, responsáveis por proporcionarem mais torque em baixas rotações e respostas rápidas em retomadas.

Já a tecnologia de pós-tratamento reúne os sistemas EGR (recirculação de gases de escape) e SCR (redução catalítica seletiva), proporcionando o melhor desempenho e consumo conforme o ambiente de operação. Nas missões urbanas, de menor velocidade e baixas temperaturas de escape, o motor prioriza o uso do EGR. Em missões extraurbanas o SCR é acionado, podendo ambas as soluções funcionarem de maneira combinada.

“O FPT F1C MAX é o melhor motor da classe em potência e torque, com baixo consumo de combustível e baixo custo operacional. Somado a estas qualidades, disponibiliza máxima eficiência e mínimo consumo de óleo, com maiores intervalos de manutenção”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, Edinilson Almeida.


Tecnologia e maior competividade
Quando comparado ao PROCONVE P7, o PROCONVE P8 proporcionará significativas reduções de emissões, sendo, NOx (óxidos de nitrogênio) em 80%, HC (hidrocarbonetos não queimados) em mais de 70% e MP (material particulado) em 50%, além de incluir a contagem de partículas, que passa a ser exigida.

Para atender com precisão a nova exigência, a FPT Industrial homologará mais de 20 novos motores para aplicações on-road, de transporte de cargas e passageiros. O processo de desenvolvimento considera simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas e em campo e análises de fluídos, em diferentes tipos de condições, como laboratório, dinamômetro, câmaras climáticas e pista, com rodagem em trânsito urbano e rodoviário, com controle de emissões em condições reais (RDE) por meio de sistemas sofisticados de medição de poluentes acoplados aos veículos (PEMs).

“Com o Euro VI chegamos a um produto tecnologicamente equivalente ao de mercados como o europeu. Evolui não só a tecnologia, como também a aplicação, o que dará maior visibilidade aos produtos brasileiros no exterior”, reforça o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel.


FICHA TÉCNICA -FPT F1C MAX
Cilindrada: 3.0L
Potencia [cv]: 160 @ 3500 rpm
Torque [Nm]: 380 @ 1400 rpm
Número de cilindros: 4
Número de válvulas por cilindro: 4
Aspiração: Turbocompressor Geometria Variável (VGT)
Injeção: Common Rail
Compressão: 17,5:1
Diâmetro X curso [mm]: 95,8 X 104
Controle de emissões: HPEGR+DOC/DPF+SCR/CUC 
Peso seco [kg]: 275
Dimensões - L/W/H [mm]: 682/730/867
Combustível: Diesel S-10

FPT Industrial/Divulgação


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA