Facchini

FPT Cursor 13 acelera pilotos na busca pelo título da Copa Truck

Duda Bairros/+Brasil

Propulsor seis cilindros da FPT Industrial foi especialmente preparado para a competição, com novos turbocompressores, injetores e pistões

Com preparação especial e uma sequência de pódios nesta quinta temporada, o motor FPT Cursor 13 da FPT Industrial acelera os pilotos IVECO na disputa pelo título das categorias Pro e Super Truck da Copa Truck, neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Curitiba (PR). Felipe Giaffone, da Usual Racing, terceiro colocado na categoria Pro, e Felipe Tozzo, da Dakar Motorsports, líder da categoria Super, contam com a força e robustez do motor, consagrado em diferentes tipos de missão.

Completam o grid impulsionado pela FPT Industrial os pilotos Djalma Pivetta e Valmir Benavides, o Hisgué, ambos da equipe Usual Racing.


Movida por desafios e sempre ativa em competições ao redor do mundo, como o Mundial de MotoGP, o European Truck Racing Championship e o Rally Dakar, a FPT Industrial realizou uma série de ajustes para a Copa Truck que melhoraram ainda mais o desempenho do propulsor seis cilindros. O FPT Cursor 13 recebeu turbocompressor especialmente desenvolvido para a categoria, novos injetores e pistões, com maior capacidade cúbica, acoplado à transmissão de seis velocidades com nova relação de diferencial. Desta forma, entrega o torque máximo já em baixas rotações, resultando em respostas rápidas de aceleração.

O motor também ficou mais leve, proporcionando melhor distribuição de peso dos caminhões, após o reposicionamento do radiador, turbo e admissão de ar. Para a etapa final, passou ainda por uma atualização completa. 

“O FPT Cursor 13 disponibiliza o que há de mais avançado em tecnologia. A Copa Truck é um importante laboratório para o time de Pesquisa & Desenvolvimento da FPT, validando nossos produtos para máximo rendimento, seja qual for o uso”, aponta Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.


DO TRANSPORTE À AGRICULTURA
Fora das pistas, o motor da FPT Industrial também equipa os caminhões IVECO Hi-Road e Hi-Way, de 440 cv a 560 cv de potência, tratores e colheitadeiras da Case IH e New Holland Agriculture, reforçando a sinergia entre as marcas da CNH Industrial. 

A etapa final da Copa Truck no sábado e domingo não terá venda de ingressos ao público, seguindo os protocolos de enfrentamento à Covid-19. Será transmitida ao vivo pela Band, canais SporTV e canal oficial da Copa Truck no YouTube.


FICHA TÉCNICA
FPT Cursor 13 Copa Truck 2021

Cilindrada: 13.3L
Potencia [cv]: até 1200 @ 2600 rpm
Torque [Nm]: até 4000 @ 2100 rpm
Número de cilindros: 6
Número de válvulas por cilindro: 4
Aspiração: Turbocompressor Geometria Fixa
Injeção: Unidade Injetora
Compressão: 15,1:1
Diâmetro X curso [mm]: 135 X 150
Peso seco [kg]: 1.100
Dimensões - L/W/H [mm]: 1.140/936/1.603
Combustível: Diesel S-10

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA