Falta de motoristas nos Estados Unidos chega a 80.000

MACK/Divulgação

Crescente falta de caminhoneiros nos Estados Unidos é confirmada pelo mais recente levantamento da American Trucking Associations (ATA); número pode chegar a 160.000 até 2030

Desafio cada vez mais recorrente no transporte rodoviário de cargas ao redor do mundo, a crescente falta de motoristas também segue atingindo números recordes nos Estados Unidos. É o que aponta o levantamento mais recente da American Trucking Associations (ATA), divulgado durante a Conferência e Exposição de Gerenciamento anual da ATA, em Nashville.

Segundo os números da entidade, neste ano, o transporte rodoviário norte-americano enfrenta uma escassez de 80.000 profissionais. Já em relação ao futuro, as previsões também não otimistas. De acordo com a ATA, se nada for feito, até 2030 o déficit profissional deverá dobrar, atingindo um número de 160.000 postos de trabalho em aberto nos Estados Unidos. 
American Trucking Associations/Divulgação 

“Desde a última vez em que divulgamos uma estimativa da escassez, tem havido uma enorme pressão sobre o grupo de motoristas”, disse Bob Costello, economista-chefe da American Trucking Associations. “O aumento da demanda por frete, desafios relacionados à pandemia de aposentadorias precoces, escolas de direção e DMVs fechadas e outras pressões estão realmente aumentando a demanda por unidades e, consequentemente, a escassez.

“Desde a última vez em que divulgamos uma estimativa da escassez, tem havido uma enorme pressão sobre o grupo de motoristas”, disse Costello. “O aumento da demanda por frete, desafios relacionados à pandemia de aposentadorias precoces, escolas de direção e DMVs fechadas e outras pressões estão realmente aumentando a demanda por caminhões e, consequentemente, a escassez." destacou Costello.


“Algo a se notar sobre a escassez é que antes da pandemia, estávamos adicionando motivadores à indústria - embora tivéssemos uma escassez, mais pessoas estavam entrando na indústria. O problema é que os novos participantes do setor não acompanharam a demanda por produtos ”, completou o executivo.

O mais recente estudo realizado pela ATA também elencou os principais causadores da crescente falta de caminhoneiros nos Estados Unidos. Destaque para o crescente envelhecimento e consequentemente aposentadoria dos atuais profissionais, elevado número de profissionais sendo reprovados em exames toxicológicos devido a legalização das drogas em diversos estados, idade mínima elevada para ingressar na profissão, longos períodos fora de casa acompanhados de jornadas de trabalho extensas e problemas de infraestrutura insuficientes para atender os profissionais nas estradas, dentre outros fatores.

“Como há uma série de fatores que impulsionam a escassez, temos que adotar uma série de abordagens diferentes”, disse Costello. “O setor está aumentando os salários em cinco vezes a média histórica, mas não se trata apenas de uma questão salarial. Temos uma força de trabalho envelhecida, uma força de trabalho predominantemente masculina, e encontrar maneiras de resolver esses problemas é a chave para reduzir a escassez, conclui. 


Postar um comentário

12 Comentários

  1. Olá sou do Estado de São Paulo sou proprietário de caminhão, e estou disposto a largar tudo aqui e ir tentar a vida na América!!!

    ResponderExcluir
  2. Também tenho interesse em trabalhar como motorista nos EUA, como faço

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, sou carreteiro profissional e tenho muito interesse em trabalhar nos Estados Unidos. Como faço pra participar de uma seleção nas empresas de lá ???

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, sou motorista carreteiro profissional e tenho muito interesse em trabalhar nos Estados Unidos. Estou trabalhando em uma transportadora más se alguma empresa dos Estados Unidos me contratasse largaria tudo aqui. Como faço pra me inscrever num processo seletivo de lá ???

    ResponderExcluir
  5. Eu também quero trabalhar lá sou carreteiro

    ResponderExcluir
  6. Sou caminhoneiro, gostaria de trabalhar nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  7. Sou carreteiro e tenho vontade de ir trabalha nos Estados Unidos

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ir trabalhar nos EUA com caminhão, como faço?

    ResponderExcluir
  9. Sou carreteiro er gostaria muito de ir trabalhar no estado unidos como motorista Carreteiro

    ResponderExcluir
  10. Estou disponível também meio filho mora no estado Unido categoria da habilitação E

    ResponderExcluir
  11. Também eu meu marido somos caminhoneiro carreteiro com certeza se tivesse a oportunidade iríamos sem pensar duas vezes difícil no Brasil nossa profissão gostaria de saber mais informações

    ResponderExcluir
  12. Olá editores! Vejo que há muitos interessados em oportunidades de trabalho nos EUA, (sou um deles),compreendo se tratar apenas de uma matéria, porém, seria gentileza, uma matéria complementar mostrando um pouco dos caminhos: como buscar empresas; vistos; etc... fontes confiáveis, pois há muitas informações desencontradas neste caminho. Att. Abraços.

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.