Facchini

CAIXA anuncia antecipação do valor do frete para caminhoneiros autônomos

Adobe Stock

Disponível no início de 2022, Giro CAIXA Transporte disponibilizará recursos diretamente aos caminhoneiros em conta do banco ou pelo CAIXA Tem

Cumprindo com o que havia sido prometido durante o lançamento do Programa Gigantes do Asfalto, um amplo pacote de benefícios criado pelo Governo Federal para atender os profissionais do transporte rodoviário de cargas, a CAIXA Econômica Federal divulgou na última semana, uma série de detalhes sobre o Giro CAIXA Transporte, modalidade que possibilitará aos caminhoneiros autônomos a antecipação dos valores de fretes.


De acordo com o cronograma da instituição financeira, a inédita modalidade de pagamento que disponibilizará os recursos diretamente na conta dos transportadores autônomos estará disponível a partir de 24 de janeiro de 2022, com taxa de juros a partir de 1,99%.

Segundo a CAIXA, as empresas que contratam serviço de frete a prazo poderão solicitar ao banco que antecipe o pagamento diretamente para o transportador autônomo, que receberá o valor à vista por meio de crédito em conta da CAIXA, inclusive Conta Poupança Digital, no CAIXA Tem.


Ainda de acordo com a instituição financeira, poderão ser antecipados todos os valores de fretes que tiverem registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF-e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

Já a amortização do empréstimo será feita em parcela única, com vencimento na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.

A CAIXA lembra ainda que, para a contratação do Giro CAIXA Transporte, a partir de janeiro, as empresas de transporte de cargas devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da CAIXA, mediante avaliação de crédito. Após a disponibilização do limite, a operacionalização do crédito será realizada digitalmente pelo Gerenciador Financeiro do banco.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA