Facchini

14x8 e mais de 25 metros de comprimento: Conheça o maior caminhão já fabricado pela TATRA

TATRA Trucks/Divulgação

Tração 14x8, 25,3 metros de comprimento, 410 cv potência e cinco eixos direcionais, esses são alguns números expressivos do exemplar destinado ao segmento siderúrgico

Com o objetivo de atender as necessidades específicas da indústria do aço, mais precisamente da siderúrgica tcheca, Liberty Ostrava, a TATRA, uma das fabricantes de caminhões mais antigas do mundo e referência na produção de soluções para o segmento militar e off-road, entregou neste mês de outubro, o maior caminhão já fabricado pela empresa ao longo dos 170 anos de história.

Resultado de um projeto técnico desenvolvido pela empresa Frenštát Partner Ipex e destinado ao transporte de longas estruturas e peças de aço, o inédito TATRA conta com tração de 14x8 e expressivos 25,3 metros de comprimento. O trem de força do exemplar único é composto por um motor de oito cilindros e 410 cavalos de potência, combinado com uma transmissão automática Allison. 

A versatilidade do maior caminhão TATRA do mundo é assegurada pela presença de suspensão a ar, cinco eixos direcionais, sendo, dois na parte dianteira e três na parte traseira, cabine da linha militar TATRA Force, chassi rebaixado e plataforma de carga elevada.


"Os TATRATA são tradicionalmente considerados veículos para terrenos difíceis, mas neste caso outra característica única foi usada: a capacidade de construir um chassi para uma carga extremamente longa. A Liberty Ostrava, como uma das empresas metalúrgicas mais importantes da República Tcheca, é uma referência de cliente para nós, e o novo veículo é um exemplo de que os caminhões TATRA são realmente adequados para várias funções.", destaca Kamil Košťál, diretor de marketing da TATRA Trucks.

"Estamos satisfeitos por termos conseguido implementar um projeto tão interessante e único e aplicar nossos muitos anos de know-how na área de modificações de caminhões TATRA. Gostaria de agradecer à TATRA Trucks pela produção e entrega do próprio chassi no prazo e pela estreita cooperação nas modificações especiais subsequentes. Estou orgulhoso dos nossos técnicos e designers, que propuseram uma solução técnica que tornou possível atender aos requisitos individuais de Liberty Ostrava para o uso específico do veículo em operações internas da própria empresa", disse Vojtěch Svoboda, diretor de vendas Frenštát Partner Ipex.

O inédito e exclusivo TATRA de 25,3 metros de comprimento faz parte de um investimento total de 90 milhões de coroas tchecas que vem sendo aplicado pela Liberty Ostrava no incremento da produção siderúrgica na República Tcheca. 

TATRA Trucks/Divulgação

TATRA Trucks/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA