Facchini

PRF flagra mais de 10 toneladas de excesso de carga em apenas um caminhão na BR-116

PRF/Divulgação

Além do excesso de peso, equipes da PRF também observaram que a carga de brita ultrapassava as laterais e que o tamanho da lona era insuficiente para cobrir a caçamba

Durante fiscalização com foco no combate ao excesso de peso na última quinta-feira, 7 de outubro, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagraram uma quantia expressiva de carga excedente em um único caminhão. O caso foi registrado na BR-116, em Lages (SC).

Ao abordarem o caminhão Volkswagen Constellation carregado de brita e com placas de Santa Cecília (SC), os policiais constataram um total de 10,3 toneladas de carga excedente. Além disso, foi observado que a carga estava acima das laterais da carroceria, apresentando assim risco de derramamento sobre a pista, e que a lona utilizada era menor que a carroceria. 

Diante dos fatos, o veículo foi autuado retido para transbordo do peso excedente. 


Excesso de carga
Hoje o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, pois além de diminuir a vida útil do pavimento, compromete a eficiência do sistema de freios e aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.

Somente em 2021, a PRF já flagrou mais de 2,3 mil toneladas de peso excedente nas rodovias federais em Santa Catarina.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA