Facchini

R$ 20 mil em multas: PRF flagra bitrem 9 eixos com 39 toneladas de excesso de peso

PRF/Divulgação

Além do peso bruto total combinado acima do permitido, bitrem 9 eixos também excedia em 16 toneladas a capacidade máxima de tração

Durante fiscalização de rotina na noite do último sábado, 9 de outubro, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreenderam um bitrem de 9 eixos com uma quantia expressiva de excesso de peso. O flagrante foi registrado no km 192 da BR-428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Ao abordarem a combinação de veículo de carga (CVC) carregado com gipsita, os policiais constataram 39 toneladas acima do permitido no Peso Bruto Total Combinado (PBTC). O conjunto também excedia em 16 toneladas a Capacidade Máxima de Tração (CMT).

Questionado, o condutor afirmou  que havia saído de Araripina, no Sertão de Pernambuco, e seguia para o Espírito Santo.

Diante dos fatos, o bitrem 9 eixos foi apreendido e recolhido para pátio credenciando, onde ficará até que seja concluído o transbordo da carga excedente.


Excesso de carga
Hoje o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, pois além de diminuir a vida útil do pavimento, compromete a eficiência do sistema de freios e aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.

PRF/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA