Facchini

Randon New R

PRF realiza escolta de pás eólicas com até 74 metros de comprimento no Piauí

PRF/Divulgação

Somente em 2021, equipes da PRF já foram responsáveis pela realização de 552 escoltas dedicadas de pás eólicas no estado do Piauí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vem realizando ao longo desta semana, uma série de operações de escoltas dedicadas ao transporte de pás eólicas no estado do Piauí. Nos últimos dias, as ações aconteceram na região do município de Picos (PI).

Pesando cerca de 17,5 toneladas e podendo chegar até 74 metros de comprimento, medida equivalente a um edifício de 23 andares, as pás eólicas tem como destino final o estado da Bahia. O deslocamento inicia-se na divisa dos estados do Ceará e do Piauí na BR-020, logo em seguida, os equipamentos acessam BR-316 e seguem até a divisa com o estado de Pernambuco.

De acordo com o balanço oficial da corporação, somente em 2021, equipes da PRF já realizaram 552 escoltas de pás eólicas no estado piauiense. Devido as dimensões e peso, as operações de transporte são consideradas um verdadeiro desafio logístico e rodoviário, que requer planejamento e infraestrutura para que estejam em conformidade com a legislação de órgãos responsáveis pelas vias de tráfego.


Antes da realização do transporte, é feita uma análise detalhada das rotas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e é elaborado um plano para reduzir riscos com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais e dos usuários das vias. As pás são transportadas em velocidade reduzida e tanto os profissionais de escolta quanto os policiais acompanham a viagem para garantir a segurança até o destino final.

Ainda segundo a PRF, condutores que se depararem com o transporte de cargas indivisíveis devem redobrar a atenção e seguir as seguintes dicas:

- Reduza a velocidade ao se deparar com um veículo de escolta;

- Mantenha uma distância segura dos outros veículos;

- Redobre a atenção ao volante;

- Respeite as orientações dos policiais e profissionais de escolta;

- Aguarde a orientação e o momento mais seguro para ultrapassar;

- Só ultrapasse quando não oferecer risco ao trânsito.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA