Facchini

ICMS sobre combustíveis será congelado por 90 dias

Arquivo CNT

Objetivo é colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes em 1º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão subordinado ao Ministério da Economia, anunciou nesta sexta-feira, 29 de outubro, o congelamento por 90 dias do do chamado "preço médio ponderado ao consumidor final", valor que incide a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas vendas de combustíveis.

Segundo o Confaz, a decisão tomada pelo colegiado durante 339ª Reunião Extraordinária, tem como principal objetivo colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes entre 1º de novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022.


Para o Governo Federal, o congelamento temporário do "preço médio ponderado ao consumidor final" é uma forma de ganhar tempo na busca por alternativas aos sucessivos reajustes de preços que vem sendo impostos pela Petrobras. 

Entretanto, vale lembrar que o congelamento temporário será apenas um atenuador nos aumentos de preços, uma vez que não impedirá que novos reajustes promovidos pela petroleira cheguem as bombas de todo país. 



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA