Facchini

3ª geração de motores Cummins ISL 8.9 conquista liderança no mercado brasileiro

Cummins/Divulgação

Com mais 1 milhão de unidades em circulação no mundo, motorização de 360 cv de potência lidera de maneira incontestável o segmento brasileiro de até 53 toneladas com 47,9% de participação

Atenta as tendências tecnologias e tendo como base a sólida sinergia da engenharia global, a Cummins Brasil celebra agora o sucesso dos motores ISL 8.9, com destaque especial para a versão de 360 cv de potência,  líder incontestável com 47,9% de participação no segmento nacional de até 53 toneladas.

Destinado ao segmento de pesados, o projeto foi liderado pela equipe de engenharia brasileira e integra a prática de melhoria contínua presente no DNA da corporação. O aperfeiçoamento da motorização, que hoje já conta com mais 1 milhão de unidades em circulação no mundo (64% no mercado automotivo), teve início em 2017 e, no ano seguinte, já equipava importantes veículos oferecidos no mercado brasileiro.

De 2018 para cá, a motorização passou a contar com 12,9% a mais de participação na categoria, resultado dos constantes e significativos aprimoramentos. “Entre as melhorias do ISL, elevamos a robustez, desenvolvendo novos componentes com uso de materiais premium, mais nobres, em peças como cabeçote para proporcionar excelência em condições extremas de temperatura e operações severas no mercado de caminhões pesados, ampliando a confiabilidade”, destaca Luis Chain Faraj, diretor de Serviços da Cummins Regional e gerente Técnico no México, América Central e do Sul.


Já a partir da 3ª geração (segunda na versão eletrônica), as evoluções do motor Cummins ISL 8.9 também passaram proporcionar uma significativa redução no consumo de combustível, entre 5% e 10%. Além disso, a engenharia brasileira também concentrou esforços no aumento da disponibilidade da motorização, ampliando o período de manutenção, proporcionando maior economia e aumento da lucratividade aos clientes e usuários.

Hoje a linha ISL conta com opções de potência que variam de 330 cv e 420 cv, capazes de atenderem aplicações de 23 a 53 toneladas. “Estamos falando de um motor robusto, confiável e que conta com mais 20 anos de história e contribuições em segmentos como automotivo, agrícola, construção, mineração, entre outros”, reforça Faraj.

O consagrado Cummins ISL 8.9 começou ser produzido no Brasil em 2012, na fábrica localizada em Guarulhos (SP). Atualmente a motorização também é fabricada na Carolina do Norte (EUA), Darlington (UK), Xiangyang (China) e em Oyama (Japão).


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA