Facchini

Ativa Logística inicia operação com frota de caminhões equipados com placas solares

Ativa Logística/Divulgação

Além de proporcionar um aumento de até 40% no tempo de vida útil da bateria, utilização das placas solares também é capaz de garantir economia de combustível

A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos dos setores de saúde e beleza com 18 unidades espalhadas pelo país, acaba de confirmar o início de um projeto piloto com caminhões equipados com placas solares. 

Segundo a empresa, toda a energia gerada pelo sistema de placas solares será empregada na alimentação do sistema de refrigeração dos baús e de outras tecnologias embarcadas nos caminhões. “A nossa meta é implantar a tecnologia em toda a frota da empresa, hoje composta por 800 veículos”, destaca Alex Nunes, gerente de inovação da Ativa Logística.

Além de proporcionar um aumento de até 40% no tempo de vida útil da bateria, a utilização das placas solares também é capaz de garantir economia de combustível ao reduzir a quantidade de vezes que o motor do sistema de refrigeração ou do veículo são acionados para alimentar as baterias. “Com a placa solar, a bateria deste sistema é constantemente carregada, com isso, reduzimos de forma significativa o acionamento do motor e, consequentemente, reduzimos o consumo de diesel”, comenta Nunes. 


Atualmente os sistemas de refrigeração dos baús, utilizados pela Ativa Logística, contam com um motor movido a diesel e uma bateria interna, ambos independentes. O motor gera energia para a bateria, e esta, fornece energia para o refrigerador. “Temos mais de 1 mil clientes espalhados pelo País e as placas solares possuem um papel muito importante no controle de temperatura dos baús, requisito fundamental no transporte de medicamentos”, relata.

De acordo com a Ativa Logística, os caminhões que receberam as placas solares já atuam em operações de coletas de mercadorias, distribuição e transferências entre unidades da Ativa Logística. Os testes acontecem em operações logísticas no estado de São Paulo, principalmente nas cidades de Campinas, Bauru, Itapevi, Ribeirão Preto e São Paulo.

A instalação das placas solares nos caminhões é uma ação do projeto “Sustentabilidade Ativa”, iniciativa que tem como principal objetivo reduzir os impactos ambientais nas soluções logísticas fornecidas pela ATIVA LOGÍSTICA.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA