Facchini

Maxion Wheels inicia produção de roda em aço mais resistente, leve e eficiente para caminhões

Maxion Wheels/Divulgação

Com medida de 22,5 x 8,25 e pesando apenas 64 libras (29 kg), nova roda Maxion se consagra como a mais leve do mercado americano

A Maxion Wheels, maior fabricante mundial de rodas, acaba de confirmar o início da produção de uma roda de aço para caminhões mais leve e resistente em San Luis Potosí, México. A novidade foi um dos destaques da empresa no TMC21 Fall Meeting, principal conferência técnica da América do Norte para caminhões, realizada nesta semana.

Batizada de Tough and Light e pesando apenas 64 libras (29 kg), a nova roda de aço voltada exclusivamente para veículos comerciais conta com medida de 22,5 x 8,25 e se consagra como a mais leve do mercado americano na atualidade. Graças ao menor peso em relação a antecessora, a nova roda assegura baixo consumo de combustível, além de maior resistência, fruto do design otimizado, engenharia e tecnologia “flow forming”.


Com um limite de carga útil de 7.400 lb (3.357 kg) e vendida exclusivamente na América do Norte, a inédita Tough and Light também se destaca pelo novo desenho de ventilação, que se diferencia do tradicional formato das rodas Maxion. A nova forma é resultado da análise e otimização do projeto, que reduziu as tensões estruturais da roda em mais de 10%, proporcionando um produto ainda mais eficiente e durável em comparação com a geração anterior.

“O compromisso da Maxion Wheels em liderar o mercado de veículos comerciais com rodas leves de custo competitivo é a força-chave por trás dessa inovação na redução de peso”, disse Zeferino Neto, presidente da unidade de negócios das Américas da Maxion Wheels. “Maior eficiência no consumo de combustível, menos emissões e um aumento na carga útil são apenas alguns dos benefícios que vêm da roda mais leve. Multiplique isso por 18 e você terá um investimento muito inteligente em seu custo total de propriedade.”


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA