Facchini

PRF flagra caminhoneiro dirigindo sob o efeito de rebites na BR-324

PRF/Divulgação

Presença de 11 comprimidos de "rebites" na cabine foi constatada logo após confissão do próprio motorista durante as averiguações

Na manhã da última quinta-feira, 9 de setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhoneiro conduzindo um Ford Cargo sob o efeito de anfetaminas. O caso foi registrado no km 599 da BR-324, em Simões Filho (BA).

Durante as verificações, o motorista foi questionado sobre a existência de qualquer ilícito no interior veículo. Ele, por sua vez, informou aos policiais que trazia consigo anfetaminas e entregou espontaneamente à equipe uma cartela contendo 11 (onze) comprimidos do medicamento, popularmente conhecido como "rebite". Nenhuma receita médica que orientasse o consumo foi apresentada.


Diante dos fatos, foi lavrado um um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e caminhoneiro responderá por porte de droga para consumo de acordo com legislação pertinente.

Sobre os rebites
A PRF ressalta que as anfetaminas, que têm sua comercialização regulamentada ou proibida pela ANVISA, a depender da substância presente no seu princípio ativo, são comumente utilizadas pelos condutores de veículos que transportam cargas a fim de sustentar longos períodos sem dormir. O uso dessa medicação em desacordo com a legislação, pode ocasionar diversos efeitos colaterais negativos que podem ser: dilatação da pupila, aumento da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e arritmia.

Com informações: PRF

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA