Facchini

Tector Auto-Shift Coletor: IVECO desenvolve solução exclusiva para segmento de coleta de resíduos

IVECO/Divulgação

Ofertado em duas versões, exemplar se consagra como o primeiro do segmento de coleta de resíduos a contar com transmissão automatizada, 20% mais econômica que as automáticas

Com o objetivo de atender com precisão o segmento de coleta de resíduos, uma das atividades mais desafiados e exigentes dos centros urbanos, a IVECO acaba de apresentar ao mercado brasileiro o Tector Auto-Shift Coletor, primeiro e único da categoria com transmissão automatizada original de fábrica.

Desenvolvido e testado em conjunto com clientes em operações reais, o novo câmbio Auto-Shift Vocacional recebeu uma série de reforços e modificações que asseguram toda a robustez necessária para a atividade. Destaque para reforços em latão no garfo dos varões internos, garfo de acionamento da embreagem mais robusto, platô de embreagem específico para a missão coleta, caixa planetária reforçadas com arruelas de bronze para maior durabilidade e novos materiais de engrenagem aumentando a força do conjunto. 


Além de todas as melhorias, a inédita transmissão conta com 10 velocidades, capaz de reduzir em até 20% o consumo de combustível quando comparada com a transmissão automática, e 12 funções, sendo quatro exclusivas da própria IVECO.

Segundo Bernardo Pereira, diretor de Marketing da IVECO para a América do Sul, a representatividade do segmento de coleta para o mercado de transportes, para a sociedade e para a sustentabilidade foi um dos fatores decisivos para a marca ingressar nesta categoria de mercado. “Nossa estratégia é nos aproximarmos de nichos de mercado com esse perfil, vocacional, para conquistarmos espaço com produtos desenvolvidos com foco em quem atua diretamente nessas áreas. Um bom exemplo disso é a transmissão Auto-Shift que foi projetada para atender as peculiaridades da operação de coleta de resíduos com robustez e a garantia de termos o melhor conjunto para esse setor. Além da parte comercial, estamos colaborando para que esse tipo de operação seja mais eficaz, segura e rentável e proporciona benefícios para todos os envolvidos, incluindo para o meio-ambiente.” 

Resultado de mais de 30 mil horas de testes e reuniões com gestores de frota, motoristas e mecânicos que atuam neste segmento, além da  análise do dia a dia de empresas de coleta e manejo de resíduos, observando as peculiaridades e demandas, o novo IVECO Tector Auto-Shift Coletor chega ao mercado em duas configurações de entre-eixos, para aplicações 4x2 e 6x2, ambas equipadas com motor NEF n67, da FPT Industrial, com 300 cv e 1.050 Nm de torque. 


“Aplicamos os melhores conceitos de engenharia do mercado em componentes como o eixo-trativo. Reforçamos diversos componentes e adotamos o sistema de controle de tração ASR para ampliar a segurança do usuário. Outro ponto importante é que a transmissão vem com duas marchas ré. Ao analisar o uso do caminhão na operação, ficou claro que a utilização da ré é intensa e, por isso, aplicamos essa evolução. Quando a ré é utilizada, o modelo tem disponível o “modo manobra” que é uma funcionalidade que permite ao motorista focar na direção, sem precisar se preocupar com os pedais”, explica Alexandre Jordão, gerente de Marketing de Produto da IVECO. 

A robustez e segurança operacional ainda são aprimoradas pelo sistema de frenagem ainda mais potente, eixos traseiro reforçado, molas reforçadas e novo para-choque curto que assegura um ângulo de ataque maior. Ainda segundo Jordão, o novo Tector Auto-Shift Coletor está preparado para receber implementos de 15 a 19 metros cúbicos sendo este último na versão 6x2 pusher. 

Completam a lista de atributos do novo exemplar, vidros elétricos, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista pneumático, itens ofertados de série, além dos itens de segurança como controle de tração e hill-holder. Já o ar-condicionado e rádio são oferecidos como itens opcionais. 

IVECO/Divulgação


Transmissão Auto-Shift Vocacional 
A nova versão da consagrada transmissão Auto-Shift traz como principais funções:

Pedal do acelerador otimizado: pedal de acelerador progressivo permitindo que o motorista encontre facilmente a melhor zona de torque do motor – proporcionando então uma condução mais econômica. Esse recurso é útil, especialmente em subidas. 

Skip Gear: dependendo da carga, velocidade e inclinação da pista, o veículo faz trocas fora da sequência convencional.

Hill Holder: assistente de partida em rampa que mantém o veículo parado por 3s, facilitando a transição de tirar o pé do freio para o acelerador.

ASR: em condições de baixa aderência o sistema controla as rodas evitando que elas girem em falso. 

Modo Manobra: basta que o motorista pressione um pouco o acelerador para o veículo começar a se movimentar com velocidade baixa e constante, sem trancos – útil em diversas aplicações, manobras em áreas urbanas e operações no aterro sanitário.

Low: existem dois modos de acionamento dessa função. A primeira é em conjunto com o freio motor, que acionando, passa a mensagem para o sistema que é necessário reduzir a velocidade, assim a transmissão reduz as marchas gradualmente, ajudando na frenagem do caminhão. O segundo modo de acionamento acontece quando a transmissão é acionada diretamente pela alavanca que fica no assoalho, independente de outros sistemas de frenagem, atuando na redução das marchas e freando o caminhão. A função Low preserva os sistemas de frenagem causando menos desgaste e mais segurança. 

Duas marchas ré: em função da quantidade de operações do veículo em marcha a ré, contamos com duas relações para uma melhor operação do veículo nesta condição.
IVECO/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA