Facchini

Empresas Randon descobrem método para produção de nanopartículas de nióbio em larga escala

Randon/Divulgação

Nova empresa está sendo estruturada para pesquisa, produção e aplicação de nanotecnologia

A frente de pesquisas e projetos de inovação, focados na adoção de novas tecnologias e iniciativas sustentáveis, as Empresas Randon, com destaque especial para a Fras-le e o Centro Tecnológico Randon (CTR), confirmaram mais um importante passo em direção ao futuro. Trata-se da descoberta de um novo método para obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala. Inédita no mercado mundial, a iniciativa apresenta um grande potencial de geração de novas oportunidades para diferentes setores da indústria de transformação.

Resultado de estudo científico realizado pelo Centro Tecnológico Randon (CTR) e pelo Instituto Hercílio Randon - IHR, o processo de obtenção da nanopartícula já está apto para ser aplicado na indústria. Um dos principais destaques da inédita solução é a potencialização das características de outros materiais, conferindo maior durabilidade, resistência mecânica e alterando de forma significativa suas propriedades físico-químicas. Já a sustentabilidade do processo de obtenção das nanopartículas de nióbio é assegurada pelo emprego de métodos amigáveis ao meio ambiente.


“Após a conclusão de intensos estudos técnicos e experimentações, a aplicabilidade dessa inovação é agora conhecida pelo mercado. É uma tecnologia nacional, com patente requerida pela Fras-le e com potencial de aplicação em escala global”, salienta o vice-presidente executivo e COO das Empresas Randon e CEO da Fras-le, Sérgio L. Carvalho. 

Para ampliar as pesquisas e expandir as aplicações dessa nova tecnologia, será constituída uma nova unidade pelas Empresas Randon, com estrutura, equipes e recursos próprios. Inicialmente está prevista a aplicação na indústria automotiva, podendo ser estendida para outros segmentos industriais. 

“Estamos orgulhosos e satisfeitos com o trabalho conduzido de maneira inédita por nossas equipes. Essa inovação comprova a importância de seguirmos investindo em pesquisa e desenvolvimento, movimento que estamos fazendo de forma estratégica nas Empresas Randon. Além disso, a solução está alinhada com o nosso foco em ESG e com a nossa preocupação de seguir os negócios de maneira sustentável. Estamos celebrando uma nova fase para a indústria nacional e internacional”, reforça o CEO das Empresas Randon, Daniel Randon.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA