Facchini

Testamos: Novo Iveco Daily 35-150 o campeão de vendas no segmento chassi cabine

Matheus Duarte/Fotogrart

Alta tecnologia embarcada, design moderno, economia de combustível e recursos avançados de segurança se destacam como principais atributos

Quatro versões (chassi cabine, furgão, minibus e motorhome), 11 modelos, premiações internacionais e sucesso absoluto de vendas no segmento de veículos comerciais leves. Mas afinal, por que o Novo IVECO Daily vem se destacando no mercado brasileiro? Para responder essa pergunta, o Portal Caminhões e Carretas recebeu da IVECO nas últimas semanas, um exemplar do modelo 35.150 (chassi cabine) para conhecê-lo em detalhes e testá-lo.


NOVO IVECO DAILY 35-150
Design: Em total sintonia com o mercado europeu, o design é o primeiro ponto que chama a atenção ao se deparar com um exemplar do Novo IVECO Daily. Carroceria totalmente redesenha com linhas modernas e arrojadas, combinadas com novos atributos aerodinâmicos, novo conjunto óptico e nova grade cromada (item exclusivo das versões mais completas), colocam o Novo Daily em evidência nas ruas dos grandes centros urbanos. O modelo testado pelo Portal também conta jogo de faróis de neblina, item também presente nas versões top de linha.

Trem de força: O Novo Daily 35-150, testado pelo Portal Caminhões e Carretas, conta com um trem de força extremamente alinhado composto pelo motor FPT F1C de 146 cv de potência e 3.500 Nm de torque, combinado com a transmissão manual ZF de 6 velocidades. O modelo ainda conta com tração traseira em eixo DANA 267 com redução simples e relação de 4,56:1.


Interior: Além de acompanhar toda a modernidade do visual externo, o design interno se destaca pela total prioridade dada a comodidade e funcionalidade proporcionadas ao motorista e aos passageiros. Prova disso é a presença de um painel completo que entrega na palma da mão do motorista, todas as funcionalidades e informações necessárias para o dia a dia das operações de distribuição urbana. Destaca-se ainda a presença de um volante multifuncional, alavanca de câmbio posicionada no painel, característica que possibilita a livre circulação no interior da cabine, e uma infinidade de porta-objetos, incluindo até mesmo um mini geladeira no porta-luvas. 

Por se tratar da versão mais completa, o exemplar testado pelo Portal Caminhões e Carretas ainda trouxe como diferenciais, trio elétrico (vidro + trava + espelho retrovisor), ar-condicionado digital (item exclusivo das versões mais completas) e central multimídia original de fábrica com conectividade Android Auto, Apple Car Play ou conexão via Bluetooth.

Segurança: A segurança do Novo IVECO Daily é garantida por uma ampla área envidraçada, combinada com espelhos retrovisores duplos de ambos os lados, proporcionando assim uma alta visibilidade de tudo que acontece ao redor do veículo, característica essencial principalmente para os condutores que operam diariamente em metrópoles e vias com tráfego intenso. A parte interna ainda traz como diferenciais, sistema de airbag duplo e cinto de três pontos para todos os ocupantes. 

Já itens como freio a disco nas quatro rodas, sistema de controle de estabilidade (ESP) + ABS + ESP, controle de tração e auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control) maximizam consideravelmente a segurança durante a condução.


Portfólio completo: Além do modelo 35-150 testado pelo Portal Caminhões e Carretas, o portfólio do Novo IVECO ainda conta com as versões Chassi Cabine (30-130 / 45-170 / 55-170 / 65-170), Furgão (30-130 [7,3 a 12 m³] / 45-170 [12 m³] / 55-170 [12 a 18 m³]), Minibus (45-170 / 50-170) e Motorhome (70-170). Com exceção dos modelos de 3,5 toneladas (30-130 e 35-150), todos os demais ainda podem receber cabine dupla.

Conheça agora todos atributos e detalhes do Novo IVECO Daily 35-150:


TEST DRIVE
Além de conhecer todos os recursos que o Novo IVECO Daily 35.150 oferece, o Portal Caminhões e Carretas também teve a oportunidade de testa-lo em condições reais de operação. Para isso, o exemplar que conta com Peso Bruto Total (PBT) de 3.500 kg, Tara de 2.700 kg e Capacidade de Carga Líquida de 800 kg, foi utilizado em um percurso de aproximadamente 33 quilômetros, que incluiu trechos urbanos, rodoviários e com diferentes topografias (aclives e declives), além de pavimentos de asfalto e concreto. O trajeto foi realizado duas vezes, uma vez com o caminhão vazio e outra com meia carga, cerca de 400 kg. 

Dirigibilidade: Durante os testes, o Novo IVECO Daily proporcionou uma condução simples e confortável, o sistema de direção hidráulica BOSCH combinado com a posição da alavanca de câmbio, reduzem de maneira considerável os índices de fadiga. O conforto também é maximizado pelo baixíssimo nível de ruído externo, especialmente em pavimentos de concreto, e também pela excelente performance da suspensão, que absorve consideravelmente as imperfeições do pavimento, especialmente aqueles com elevado número de remendos.

Arrancadas, acelerações e retomadas são outras características que também se destacaram ao longo da condução. A combinação entre o motor FPT Industrial e a transmissão manual ZF asseguram um alto desempenho em todas as condições, como por exemplo, trânsito intenso, aclives e até mesmo em trechos rodoviários, atingindo velocidades médias elevadas rapidamente e sem a necessidade de altas rotações do motor.

Funcionalidades como o auxílio de partida em rampa, controle de estabilidade e modo ECO, entregam tudo que realmente prometem, garantido ao motorista, praticidade, segurança e uma significativa economia de combustível. Além disso, a ampla área envidraçada do modelo realmente minimiza de maneira considerável todos os pontos cegos do veículo. 


Consumo: O acerto do trem de força, combinado com a aerodinâmica e funcionalidades como o Modo ECO, evidenciaram a significativa economia de combustível que o Novo Daily 35.150 pode entregar às operações. O modelo testado conta com tanque de combustível com capacidade para até 65 litros de Diesel S10, quantidade capaz de garantir uma autonomia para cerca de 480 quilômetros.

Vazio, o Novo Daily entregou durante o percurso urbano/rodoviário, com velocidades médias entre 50 km/h e 80 km/h, um consumo médio de 8.7 km/l. Já com o Modo ECO ativado neste mesmo trecho, a média salta para incríveis 9,3 km/l. 

Com meia carga, cerca de 400 kg, o Novo IVECO Daily 35.150 também não deixou a desejar quando o assunto é economia de combustível. No mesmo trajeto (urbano/rodoviário), o exemplar entregou um consumo médio de 8,1 km/l. Ativando o Modo ECO nos trechos de declives e planos, ainda foi possível ampliar a média para 8,4 km/l, também mantendo velocidades médias entre 50 km/h e 80 km/h, conforme o limite legal de cada trecho e a fluidez do tráfego.

Matheus Duarte/Fotogrart
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pontos positivos: Sem dúvidas o visual imponente, combinado com uma série de atributos tecnológicos que transformam o IVECO Daily em um caminhão com conforto de veículo de passeio, saltam aos olhos. O conforto da condução, bem como a facilidade de uso de todas as funcionalidades também se destacam como pontos extremamente positivos no Novo Daily 35.150. Também não há dúvidas de que a gama proporciona uma significativa economia de combustível. A preocupação com a segurança em diversos aspectos completa a lista de pontos positivos do modelo. 


Pontos negativos: Na visão do Portal Caminhões e Carretas, o Novo IVECO Daily não possui problemas ou falhas que podem comprometer as operações no dia a dia. Mas para clientes mais detalhistas três pontos poderiam receber um pouco mais de atenção: A presença de um apoio de braço no lado direito do banco do motorista, item que maximizaria de maneira considerável o conforto dos condutores em trechos interurbanos; a presença de um baú sobre o banco do passageiro; item que ampliaria ainda mais a capacidade de armazenamento e reduziria os ruídos oriundos da bolsa de ferramentas; e por fim um acabamento com menos peças plásticas, principalmente no painel, onde é possível notar vibrações dos componentes plásticos principalmente em vias com pavimentos irregulares.

No mais, além de ser um veículo que pode ser conduzido por motoristas habilitados na categoria B, o IVECO Daily 35.150 justifica por si só o sucesso e os números expressivos de vendas no segmento de comerciais leves, ou seja, não há dúvidas de o que o exemplar deve ser considerado uma excelente opção de compra. 

Matheus Duarte/Fotogrart

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA