Estrela das Estradas


Casas Scania

IVECO A gente nao para

PRF flagra 5,4 mil toneladas de excesso de peso em caminhões no Pernambuco

PRF/Divulgação

Excesso de peso é considerado atualmente uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou o primeiro semestre de 2021, registrando um número de flagrantes de excesso de peso em caminhões nas rodovias federais que cortam o estado do Pernambuco. Somente nos seis primeiros meses do ano, 5,4 mil toneladas foram flagradas constatadas pelos agentes, quase o dobro do constatado durante todo o ano de 2020, quando 2,9 mil toneladas foram aferidas.

Segundo a corporação, o recorde histórico registrado na primeira metade de 2021 é resultado do direcionamento da fiscalização para coibir irregularidades que coloquem em risco a segurança viária, a partir da criação de Grupos de Fiscalização de Trânsito e Transporte (GFTs) nas Delegacias da PRF, composto por policiais especializados na vistoria de veículos de carga e de transporte de passageiros. 


A quantidade expressiva de excesso de carga aferida no primeiro semestre de 2021 também coloca o estado na primeira posição do ranking nacional de combate a esse tipo de infração. 

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.

Excesso de carga
Hoje o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, pois além de diminuir a vida útil do pavimento, compromete a eficiência do sistema de freios e aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.


Postar um comentário

0 Comentários