Facchini

Novo Volvo Connect amplia conectividade da nova geração de caminhões da marca

Volvo/Divulgação

Além de uma gestão de frota completa, plataforma digital que substitui o já conhecido Dynafleet, também oferece interface personalizável e consultoria com especialistas Volvo

A nova geração de caminhões Volvo, composta pelos modelos FH, FM, FMX e FMX MAX, chegou ao Brasil repleta de novidades, dentre elas, destaca-se o novo portal digital da marca. Batizado de Volvo Connect, A ferramenta de ponta conta com um ecossistema completo de dados capaz melhorar a performance geral dos transportadores com uma refinada gestão da frota e do consumo de combustível.

“A nova linha de caminhões Volvo eleva a segurança, melhora o ambiente de trabalho para o motorista, amplia a rentabilidade e a produtividade. Em conjunto com o Volvo Connect, entrega aos nossos clientes mais disponibilidade, menos consumo de combustível e uma gestão mais precisa da frota. Tudo isso na palma da mão”, afirma Carlos Banzzatto, gerente comercial de pós-venda da Volvo.

Graças a captura das informações das centrais eletrônicas dos caminhões e transmissão online, o Volvo Connect explora o máximo da tecnologia embarcada sem a necessidade de interface ou adaptações. Além disso, a plataforma permite que os gestores de frota acessem os dados em tempo real através de computadores e celulares. Já o compartilhamento das informações com outras plataformas, pode ser feito através da conexão do pacote de dados do Volvo Connect com sistema da empresa.


Sistema personalizável
Através de uma interface amigável, o Volvo Connect também permite que os frotistas personalizem o painel de controle com as informações mais relevantes para a operação, como por exemplo, variação de nível de combustível e de Arla, velocidade máxima e média, rotação de marcha e faixa econômica, tempo de uso do piloto automático.

“Um transportador com diferentes rotas e operações, por exemplo, consegue classificar cada veículo em cada rota para comparativos de percurso, de veículo, de condutor”, explica Banzzatto. Assim, é possível definir metas específicas para os motoristas e montar comparativos de resultados e performance para cada um deles.

Graças a disponibilidade de um histórico completo de todas as paradas de cada caminhão e a possibilidade da criação de um calendário próprio para gestão e planejamento das informações da frota, o Volvo Connect também se torna o braço direito dos gestores de manutenção.

Ainda segundo a marca, a plataforma também permite que o frotista adquira apenas os dados e serviços de interesse. “Não tem combo. O cliente seleciona, retira ou adiciona um determinado serviço de um jeito muito simples e amigável”, afirma o gerente da Volvo. 


Consultoria de combustível
Empresas que adquirem o Volvo Connect também passam a contar com um treinamento completo ofertado pela própria montadora. Destaque para uma consultoria exclusiva para a gestão de combustível, através de uma equipe de especialistas na fábrica, responsável por analisar regularmente e enviar relatórios com pontos de melhoria e oportunidades para economizar em rota, veículo ou tipo de condução. “O objetivo da consultoria é maximizar os resultados do Volvo Connect nesse ponto vital da operação, que é o combustível”, explica Banzzatto.

Ainda segundo a montadora de origem sueca, o novo Volvo Connect substitui o já conhecido Dynafleet e está disponível para todos os novos FH, FM e FMX e também para os modelos VM que possuem os módulos eletrônicos para captação de dados.

Volvo/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA