Facchini

Caio apresenta nova geração de ônibus Apache VIP

Caio/Divulgação

Icônico modelo de motor dianteiro da marca Caio, mantém os atributos que o tornaram um sucesso de vendas, com novidades que agregam ainda mais benefícios ao operador

Em sintonia com as comemorações de 75 anos de história, a fabricante de ônibus, Caio, apresentou ao transporte público brasileiro nesta sexta-feira, 2 de julho, a quinta geração da consagrada linha urbana Apache VIP.

“Foi um trabalho multiáreas, que aliou o know-how de 75 anos de tradição da marca com a intensa busca por conhecer as necessidades e oportunidades de melhoria do produto, resultando em um modelo que traz ainda mais benefícios aos nossos clientes. Queremos continuar fazendo a diferença no transporte coletivo de passageiros e acredito que o novo Apache VIP permanecerá cumprindo essa missão com sucesso”, detalha o diretor comercial e de marketing, Paulo Ruas.

“Quem tem um ônibus Caio em sua frota conhece a qualidade superior que entregamos. E sempre queremos entregar mais e mais soluções, porque a melhoria contínua está no DNA da marca. Ao longo das gerações do Apache VIP, por exemplo, fomos desenvolvendo novas soluções e aprimorando materiais para que o veículo tivesse sempre uma performance acima da média para nossos clientes”, complementa Maurício Lourenço da Cunha, diretor industrial da Caio.

“Hoje podemos celebrar as quatro gerações e dar as boas-vindas para a quinta geração do Apache VIP, que mantém a força da marca Caio e de nosso produto mais vendido”, ressalta o gerente nacional de vendas, José Gildo Vendramini.

Segundo a fabricante, o novo Apache VIP é resultado de uma série de itens desenvolvidos por empresas que fazem parte do Grupo Caio, como Fiberbus (peças de fibras e compósitos), Inbrasp (fabricante de peças de plásticos automotivas), Tecglass (fabricante de vidros temperados) e GR3 (centro de distribuição de alumínio).


Novo design
Caio/Divulgação
A quinta geração de um dos ônibus urbanos mais vendidos no Brasil, chega ao mercado trazendo um design externo totalmente renovado e em total sintonia com as tendências do mercado automotivo, prova disso são as linhas mais marcantes e limpas. 

“O novo Apache não perdeu a essência da geração anterior. Se você olhar a dianteira do veículo, irá imediatamente fazer a associação. Nossa equipe priorizou manter esse mesmo conceito, para que a identificação fosse mantida. Nesta atualização também fizemos uma homenagem à primeira geração do Apache VIP, aplicando no logotipo o mesmo tom de dourado usado há 20 anos”, conta o gerente de design, Roberto Barduco.

Na parte dianteira, o grande destaque fica por conta do novo conjunto óptico full LED, acompanhado de assinatura exclusiva da marca Caio, primeira fabricante a utilizar este item no mercado de ônibus urbano. A nova geração também conta com um design exclusivo da grade dianteira, garantindo mais personalidade ao modelo.

Já na parte traseira, as lanternas também em LED, possuem efeito homogêneo e desenho que envolve as laterais, conferindo imponência e sofisticação a nova geração de ônibus. 

Afim de garantir a máxima visibilidade aos motoristas, a nova geração da linha Apache VIP também conta com espelhos retrovisores mais robustos e para-brisa  com uma nova curvatura.

Com o objetivo de proporcionar maior ganho estético e espaço interno ao novo modelo, as portas de acesso foram reposicionadas, se alinhando de maneira melhor com a lateral carroceria. 

Caio/Divulgação


Novidades no interior
A nova geração Apache VIP também chega ao mercado com um significativo aumento no espaço interno. Segundo a fabricante, a linha passa a contar agora com 50 mm a mais de largura externa, passando de 2500 mm a 2550 mm e 70 mm de espaço interno, passando de 2.360mm a 2.430 mm. 

As poltronas trazem novos padrões de cores e texturas, em materiais que permitem rápida e eficiente higienização. E em total sintonia com os conceitos e tendências do mercado europeu, os itens internos do novo Apache VIP contam com novas tonalidades que proporcionam um aspecto mais clean e visualmente mais confortável ao ambiente.

Caio/Divulgação


Funcionalidades
Atenta às características operacionais do transporte público de passageiros no Brasil e as necessidades dos clientes, a quinta geração de ônibus Caio Apache VIP também conta com uma série de atributos que priorizam a funcionalidade, a durabilidade, a facilidade de manutenção e a economia. Destaque para os para-choques traseiro e dianteiro tripartidos, com as ponteiras redimensionadas para facilidade na manutenção.

“O acesso ao itinerário também foi otimizado e agora a manutenção pode ser feita pela parte interna do ônibus, de maneira mais rápida e fácil. A central elétrica teve seu espaço ampliado; com isso, melhoramos o acesso à manutenção e ganhamos mais espaço para inserir componentes de tecnologia embarcada. Cada componente foi estudado e agregado ao modelo, pensando na praticidade e na redução de custos que envolve um veículo parado na garagem para manutenção”, explicam os gerentes de engenharia, João Roberto dos Santos, e de métodos e processos, Anthony Espitia.

Afim de facilitar os serviços de manutenção e limpeza, a nova geração também conta com novo conceito das caixas de porta, separadas da cortina de vento, e com novo duto de ar condicionado, com placas removíveis.

Segundo a Caio, o lançamento da quinta geração da linha Apache VIP reforça o compromisso da empresa em projetar e executar sucessos, fazer história  e contribuir com a mobilidade urbana de maneira inteligente e moderna. 

Caio/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA