Facchini

Arteris e Enel X inauguram usina de energia solar em praça de pedágio da BR-101/RJ

Arteris/Divulgação

Iniciativa que vai de encontro com os pilares de sustentabilidade da Concessionária, conta com 507 painéis solares e capacidade para gerar 172,9 KWp de energia

A Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias, e a Enel X, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, acabam de inaugurar a instalação de uma usina solar de minigeração distribuída em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Localizada no km 123,7, pista sul, da BR-101/RJ, a estrutura será responsável pela geração de energia elétrica para o abastecimento de toda a praça de pedágio.

Construída pela Enel X, a usina conta com 507 painéis solares e uma capacidade de 172,9 KWp. Além do abastecimento total das instalações, a iniciativa faz parte dos pilares de sustentabilidade da Arteris, com foco no melhor aproveitamento e gestão dos recursos ambientais, além da economia em energia elétrica.

“A usina solar representa nosso compromisso com o conceito ESG, ou seja, envolvendo as dimensões ambientais, sociais e de governança do projeto, ponderando, inclusive, a análise econômica. Ter energia limpa permite ampliar nosso cuidado com o meio ambiente, contribuindo para o uso de fontes renováveis. Trabalhamos com responsabilidade e com foco na geração de valor compartilhado”, explica Luiz Eduardo Ritzmann, superintendente de tecnologia da Arteris.


De acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2020, a capacidade instalada de projetos solares saltou 64% ante 2019. Atualmente, as usinas solares de grande porte são a sétima maior fonte de geração de energia do país. A Enel X vem ampliando o processo de transformação energética em todo o País, na busca por fontes alternativas e sistemas mais sustentáveis. Atualmente a empresa conta com uma carteira de 92 projetos de geração distribuída já concluídos e com mais três em desenvolvimento.

“A energia solar fotovoltaica vive um momento de crescimento nos últimos anos e, mesmo no cenário atual de pandemia, conseguimos enxergar o quanto essa fonte de energia limpa, renovável e competitiva tem se destacado no mercado”, comenta Leandro Abreu, Responsável pela área de e-Industries da Enel X no Brasil.

Geração distribuída
Através de uma linha de negócios e-Industries, a Enel X oferece o serviço de geração distribuída para empresas, permitindo que geradores privados realizem a troca da energia produzida com a rede elétrica. Graças ao meio de negócio e outras soluções integradas em energia, é possível reduzir a conta de energia em até 90% e contribuir para a sustentabilidade do sistema elétrico ao utilizar uma fonte renovável de energia, auxiliando clientes comerciais e industriais na jornada da transição energética. Após a instalação, a economia é imediata, além disso os painéis contam com uma vida útil superior a 25 anos.

Com informações: Arteris

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA