Facchini

Scania conquista prêmio Green Truck pela quinta vez consecutiva

Scania/Divulgação

Em teste realizado pela imprensa alemã especializada, Scania R 410 entregou o menor consumo de combustível e a maior velocidade média

A Scania acaba de conquistar pelo quinto ano consecutivo, o cobiçado título "Green Truck" na Alemanha. Organizado pelas revistas comerciais alemãs “Trucker” e “Verkehrs-Rundschau”, a prestigiada competição se tornou uma espécie de campeonato mundial em eficiência de transporte para caminhões destinados a operações de longa distância.

“As palavras que me vêm à mente são: 'sucesso total' e 'valor para o cliente'”, diz Stefan Dorski, vice-presidente sênior e chefe da Scania Trucks. “Vencer esta prova por cinco anos consecutivos é um feito que não deveria ser possível, mas ainda assim o fizemos. Vejo isso como a prova definitiva de como a tecnologia de trem de força da Scania apoia nossos clientes em seus esforços constantes para alcançar a melhor economia operacional”.

Assim como nos anteriores, a edição 2021 do prêmio "Green Truck" foi árdua e rigorosa. Os organizadores estabeleceram como critérios, peso bruto total de 32 toneladas, até 430 cv de potência e uma rota de 360 quilômetros no norte de Monique. E para garantir maior equilíbrio à competição, todos os caminhões utilizaram pneus da mesma marca, com o mesmo desgaste e pressão.  Além disso realizaram a prova em vias públicas com um misto de rodovias e estradas rurais. 

Com um modelo R 410, a Scania entregou os melhores resultados operacionais, como por exemplo, baixo consumo de combustível e maior velocidade média em todo o percurso. Segundo a organização, o modelo apresentou um consumo médio de 25,53 litros por 100 km e uma velocidade média de 80,60 km/h, números extremamente positivos e significativos, considerando que percurso inclui longos trechos de serra.


“Ser capaz de oferecer os caminhões mais eficientes não é apenas parte do DNA da Scania e algo por que sempre nos empenhamos; também é extremamente importante para combater as mudanças climáticas e alcançar nossas ambiciosas metas baseadas na ciência ”, diz Dorski. “Embora a eletrificação esteja a caminho, precisamos dos motores de combustão mais eficientes para atingir as metas do Acordo de Paris, algo com o qual a Scania está comprometida.”

Para a Scania, a realização de testes comparativos como o "Green Truck", são fundamentais no processo de desenvolvimento de novas soluções. Também é de grande importância para os potenciais compradores de caminhões, uma vez que os testes de imprensa e as avaliações que os jornalistas independentes fazem são, na verdade, as informações de consumo mais relevantes disponíveis no mercado.

“Algumas pessoas podem pensar que os caminhões de teste da imprensa são 'preparados' ou de alguma forma produzidos propositalmente; mas eles não são”, explica Dorski. “O melhor do 'Green Truck' e de outros testes de imprensa é que esses vencedores da Scania são a mesma linha de caminhões que nossos clientes usam em suas operações diárias”.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA