Facchini

PRF prende caminhoneiro por posse de "rebites" na BR-304/RN

PRF/Divulgação

Flagrante foi registrado durante uma ação de fiscalização com foco no cumprimento da Lei do Descanso na região do município de Lajes (RN)

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam, na manhã desta quinta-feira, 3 de junho, um caminhoneiro de 44 anos por porte comprimidos de anfetamina. O caso foi registrado no km 192 da BR-304, próximo ao município de Lajes (RN).

Segundo as informações da corporação, o flagrante ocorreu durante uma fiscalização com foco no cumprimento da lei do descanso (Lei 13.103/2015). Ao ser abordado, o caminhoneiro apresentava vários sinais de cansaço, dando indícios que dirigia por várias horas seguidas. Com isso, os agentes solicitaram o cronotacógrafo do veículo, aparelho que registra a velocidade e o tempo de direção, porém o mesmo se encontrava quebrado. 


Durante vistoria da cabine do veículo, os agentes encontraram uma cartela contendo 9 comprimidos usados e 6 comprimidos intactos de anfetamina, droga utilizada frequentemente por alguns motoristas para inibir o sono e consequentemente conseguirem dirigir longas horas sem parar.

Diante dos fatos, o condutor recebeu voz de prisão pelo crime de posse de droga para consumo e o veículo ficou retido por 11 horas, conforme determinação da lei 13.103, uma vez que não foi possível comprovar por quanto tempo o motorista estava dirigindo de maneira ininterrupta.

 Atualmente, o Art. 67-C Lei 13.103/2015 determina que no período de 24 horas o motorista descanse 11 horas. Deste tempo total de descanso, pelo menos 8 horas deverão ser ininterruptas.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA