Facchini

Randon New R

Nova Geração Scania economiza 160 milhões de litros de diesel em dois anos no Brasil

Scania/Divulgação

Economia de combustível expressiva é confirmada pela base de dados oficial dos Serviços Conectados Scania

A Nova Geração de caminhões Scania está completando 2 anos de história e sucesso no mercado brasileiro com bons motivos para comemorar. Prova disso são os resultados excepcionais de economia, produtividade e sustentabilidade entregues aos clientes e ao transporte rodoviário neste período. 

Desde o início da comercialização da nova gama em janeiro de 2019, cerca 25 mil unidades já foram emplacadas em todo o Brasil. Segundo a base de dados oficial dos Serviços Conectados Scania, juntos, esses exemplares já percorreram 2,94 bilhões de quilômetros, distância equivalente a 73 mil voltas na terra. 

Mas o grande destaque não fica apenas para expressiva distância percorrida, mas também para a significativa eficiência energética. Nestes dois primeiros anos de história, juntos, os 25 mil exemplares já economizaram 160 milhões de litros diesel, o equivalente a R$ 560 milhões de reais. Com isso, a Nova Geração Scania também deixou de emitir 420 mil toneladas de CO2, o equivalente ao trabalho de 2,5 milhões de árvores.

“É um grande orgulho ver os números que estamos registrando com a Nova Geração, fruto do maior investimento já feito pela Scania globalmente e nacionalmente. Mais do que isso é ver o reconhecimento do cliente, pois acreditamos no potencial que oferecemos e começamos a colher os frutos. Nesse período, ainda chegaram novas tecnologias, que trouxeram muitos benefícios aos clientes”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “E, principalmente, fizemos promessas importantes no lançamento, que os clientes seguem comprovando na prática a cada dia. Quem compra esta solução transforma sua gestão operacional e o jeito de contabilizar rentabilidade e disponibilidade. Sobe a outro patamar no mercado.”


A expressiva economia assegurada pelos caminhões da Nova Geração é resultado da introdução e combinação de uma série de tecnologias de ponta. Em 2019, a nova gama começou a ser comercializada com a promessa de entregar uma redução de até 12% no consumo de diesel, graças a combinação de três importantes itens, sendo, a nova geração de motores (XPI) com  um novo sistema de injeção de combustível de altíssima pressão (8%), nova aerodinâmica (2%) e inovações no consagrado câmbio automatizado Scania Opticruise (2%).

“É imbatível a nossa tecnologia de alta pressão de injeção com múltiplos pontos (XPI com sistema Common Rail) para diminuir, consideravelmente o consumo, e também as emissões. Estamos à frente da concorrência. Além disso, nosso propulsor já está pronto para atender a próxima lei de emissões, Proconve P 8 ou Euro 6”, revela Munhoz. 

Em 2020, esse percentual foi ampliado para 15% com a introdução do Scania Actcruise, uma evolução do controle de cruzeiro Ecocruise. Por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas, o Scania Actcruise aproveita aclives e declives de maneira mais eficiente, garantindo assim uma redução de mais 3% no consumo de combustível.

Agora em 2021, com a chegada do inédito Acelerador Inteligente, a Nova Geração de caminhões Scania passa a garantir até 20% de economia de diesel. A tecnologia analisa constantemente o peso do veículo, a posição do pedal de aceleração e deslocamento do modelo, evitando assim acelerações bruscas e o desperdício desnecessário de combustível. 


Além comprovar os resultados prometidos, os números expressivos alcançados pela nova geração caminhões vão de encontro com o compromisso da Scania de liderar a transição para um setor de transporte mais sustentável.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA