Facchini

PRF flagra mais de 73.000 kg de excesso de carga em caminhões na BR-381/MG

PRF/Divulgação

Todos os veículos ficaram retidos até o transbordo de todo o peso excedente

Com o objetivo de coibir o excesso de carga e consequentemente os danos ao pavimento, além do aumento da insegurança viária, a Polícia Rodoviária Rodoviária Federal (PRF), deflagrou uma operação na noite da última sexta-feira, 25 de junho.

Durante a ação de fiscalização realizada no km 690 da BR-381, em Lavras (MG), os agentes retiveram nove caminhões por excesso de peso, juntos os veículos somaram a expressiva quantia de 73.520 quilos de excesso de carga. Diante dos fatos, todos ficaram retidos para o transbordo do peso excedente.


Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso flagrado nesta situação como uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.

Excesso de carga
Hoje o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, pois além de diminuir a vida útil do pavimento, compromete a eficiência do sistema de freios e aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA