Facchini

Grupo Protege apresenta primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo

Grupo Protege/Divulgação

Protótipo desenvolvido em parceria com a Eletra Industrial e MIB Blindados com zero emissão de poluentes terá autonomia de 75 quilômetros a cada recarga

Com o objetivo de manter o ritmo de inovação e reforçar o compromisso com o meio ambiente no ano em que se completa de 50 anos de história, o Grupo Protege apresenta neste mês o primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo. A capital paulista será a primeira cidade a contar com as operações do modelo.

Resultado de um trabalho conjunto entre o departamento de Engenharia Automotiva da Protege, a MIB Blindados e a Eletra Industrial, empresa especializada em transporte sustentável do grupo Auto Viação ABC, o carro forte-elétrico contou com um investimento de  mais de R$ 1 milhão em desenvolvimento ao longo de 18 meses de trabalho.

Segundo o Grupo Protege, todo o projeto foi concebido para valorizar a sustentabilidade e ser uma alternativa para os próximos anos. Para isso, o modelo inédito foi construído sobre um chassi de carro-forte retirado de circulação. Já os elementos que não foram contemplados no novo projeto, como o motor a diesel, por exemplo, foram reciclados. Além disso, o modelo inédito também passou a contar com um layout que prioriza a segurança, mobilidade e conforto da equipe de vigilantes.

“Trata-se de um projeto olhando para o futuro, alinhado com uma tendência mundial de pensar em soluções de menor impacto ambiental”, diz Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege. “Além da emissão zero e investimento em tecnologia 100% nacional, fizemos o retrofit de um chassi desmobilizado e encaminhamos o motor diesel e o sistema de transmissão anteriores para reciclagem.”


Sobre o carro-forte elétrico
Equipado com um sistema tração elétrico puro, composto por um motor WEG 250L com potência de 165/330 KW, o inédito carro-forte conta com uma autonomia de 75 quilômetros, tempo de recarga plena de 2h30 e emissão zero de gases poluentes na atmosfera. Destaca-se ainda a presença da tecnologia de frenagem regenerativa, item capaz de recarregar as baterias durante as operações. 

Estimativas iniciais revelam que o modelo inédito deixará de emitir mensalmente 1,4 toneladas CO². Além disso, o Grupo Protege também projeta uma significativa redução nos custos operacionais, cerca de 65% no valor gasto por km rodado, graças a economia de combustível e em tese, o menor tempo de parada para manutenções.

FICHA TÉCNICA
Modelo: CARRO-FORTE ELÉTRICO
Propulsão: sistema tração elétrico puro
Motor(modelo/tipo): WEG 250L
Potência do motor: 165/330 KW
Torque máximo: 1.800 kgfm
Rotação máxima: 3.500 RPM
Peso Banco Baterias: 957 kg
Autonomia da bateria: 75 km

Eletra/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA