Facchini

Klabin desenvolve tecnologia inédita para limpeza automática de caminhões

Klabin/Divulgação

Inovação desenvolvida pela Unidade Florestal do Paraná deixa o processo de limpeza mais eficiente e seguro para os motoristas de caminhões 

Com o objetivo de ampliar a segurança de motoristas e otimizar o tempo das operações, a Klabin desenvolveu um sistema inédito, capaz de limpar a carroceria de caminhões que atuam no transporte de madeira de forma automática. 

Batizado de “soprador de cascas” e resultado de um investimento de quase R$ 2 milhões na fabricação, o equipamento já se encontra em operação nos pátios de madeira da Unidade Puma, no Paraná. Composto por dois motores elétricos, , que são acionados por sensores que detectam a chegada do veículo, o sistema reduz em até 70% o tempo de limpeza da carroceria e evita a necessidade de motoristas subirem na carroceria.


Segundo a empresa, antes da adoção do equipamento, os motoristas sempre precisaram parar o caminhão, sair da cabine, subir na carroceria com uma vassoura e tirar os restos de madeira da carroceria. Agora, basta os condutores passarem com o veículo em baixa velocidade pelo equipamento para que a limpeza seja realizada automaticamente, eliminando assim os riscos de quedas, animais peçonhentos e outros tipos de exposição.

Resultado de uma parceria entre a Klabin e a Aeroville, empresa de Joinville, Santa Catarina, a tecnologia teve como inspiração um sistema de limpeza de vagões de trem da Finlândia. “Em uma visita ao país nórdico, nos deparamos com esta tecnologia de um soprador de neve acoplado na frente dos trens e entendemos que poderíamos adotar algo similar em nossas operações. Após muita pesquisa, tempo e investimento, desenvolvemos uma ferramenta que facilita muito o trabalho dos nossos colaboradores, além de oferecer mais segurança e agilidade”, conta Darlon Souza, Gerente Geral Florestal da Klabin, no Paraná.

Klabin/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA