Foton apresentará linha de caminhões semipesados ao Brasil

Foton

Inovador modelo de gestão permite que concessionários participem das tomadas de decisões da empresa, Fábrica e associação (ABRAFOTON) definiram estratégia para lançamentos e nacionalização de novos produtos em 2022

Confiante no potencial da ampla rede de concessionárias que está sendo consolidada no Brasil, a Foton Caminhões se prepara agora para ampliar o portfólio de produtos no Brasil. Na avaliação da marca, o mercado nacional já está suficientemente maduro para a introdução de caminhões da Família Auman, veículos semipesados com versões entre 17 e 25 toneladas.

Segundo a montadora de origem chinesa, as decisões sobre nacionalização de produtos e introdução de novos modelos estão sendo tomadas em conjunto e de maneira democrática com os concessionários, através da ABRAFOTON (Associação Brasileira dos Concessionários Foton Caminhões), entidade que reúne atualmente 37 concessionárias, distribuídas por todo o País. A expectativa é de chegar ao fim de 2021 com 46 casas.

O lançamento da inédita linha de caminhões semipesados deverá seguir a mesma estratégia estabelecida para os veículos leves e médios da Família Aumark, de 6, 9 e 11 toneladas, ou seja, inicialmente importados e posteriormente produzidos em território nacional. “Nosso objetivo principal é sempre a nacionalização, pois assim nos livramos de fatores imprevisíveis como variação cambial e problemas logísticos”, comenta Ricardo Mendonça de Barros, diretor de vendas e de desenvolvimento de concessionárias da Foton. Já a comercialização deverá ocorrer a partir de 2022.


Atualmente a Foton produz no Brasil, em parceria com a Gefco, em Guaíba, RS, os caminhões leves Aumark de 3,5 toneladas. No fim de 2020, a montadora apresentou os novos modelos de 6, 9 e 11 toneladas da família Citytruck, que inclusive encontram-se neste momento em processo de nacionalização. Segundo Mendonça de Barros, “a partir do ano que vem a empresa aumentará a produção de caminhões no Brasil e passará a montar aqui os modelos que, por enquanto, estão sendo importados”.

Outro fator que tem pesado a favor do lançamento de novos modelos Foton é o aquecimento das vendas de caminhões no País neste ano. com expansão de cerca de 35% em comparação com o ano passado em modelos leves e médios. “Esse aquecimento de vendas beneficiará particularmente a Foton,  pois bem mais rápido do que imaginávamos, vamos acelerar a nacionalização de diversos modelos, uma vez que já contamos com volume que justifique essa decisão”, destaca Barros.

Ainda segundo o executivo, “A Foton está em seu melhor momento no País. Estamos com produtos modernos e renovados, uma rede de concessionárias altamente profissional e motivada com nosso inovador modelo de negócio, que é participativo e não impositivo. Além disso, o mercado aponta para um crescimento sustentável ao longo de toda essa década, pois o País tem necessidade de renovação e ampliação de frota”, finaliza.


Postar um comentário

0 Comentários