Facchini

ANTT fiscaliza cumprimento das novas regras para pesagem de caminhões

Eco050/Divulgação
Com o objetivo de garantir o cumprimento das novas regras de pesagem, estabelecidas pela Medida Provisória (MP) nº 1050/2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou nesta semana uma série de visitas nos principais Postos de Pesagem Veicular (PPV's) do país.


Na manhã da última segunda-feira, 24 maio, os diretores da Agência, Alexandre Porto e Davi Barreto, visitaram o Posto de Pesagem Veicular (PPV) localizado na BR-050, em Ipameri (GO). 


Dentre as principais alterações promovidas MP que faz parte das iniciativas do programa "Gigantes do Asfalto", destaca-se, o fim da tolerância de peso por eixo para os veículos com peso bruto total (PBT) inferior a 50 toneladas. Para estes veículos, será permitido até 5% de excesso no peso.

Já para as combinações de veículos de carga (CVC's) com peso bruto total (PBT) superior a 50 toneladas, a MP nº 1050/2021 amplia para 12,5% a tolerância de excesso de peso por eixo. Antes da publicação da do documento, a tolerância era de 10%.

Segundo o Governo Federal, com essas mudanças, o caminhoneiro, que carrega o caminhão dentro do limite do PBT, não será penalizado por não conseguir aferir o peso por eixo no momento do carregamento, já que algumas cargas são difíceis de serem distribuídas uniformemente na carroceria. E para o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, “O impacto disso na manutenção das rodovias é mínimo”.


Confira na íntegra a MP nº 1050/2021: CLIQUE AQUI

Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA