Facchini

Volvo Trucks celebra 25 anos de história da linha VNL na América do Norte

Volvo/Divulgação

Para a Volvo Trucks, o modelo revolucionou os padrões de design, eficiência, desempenho e segurança

A Volvo Trucks North America celebra agora 25 anos de produção e comercialização da linha de caminhões extrapesados VNL. Segundo a marca, há um quarto de século, os modelos vêm redefinindo e elevando os padrões de design, eficiência, desempenho e segurança na América do Norte.

Apresentado pela primeira vez em 1996, o Volvo VNL ressaltou o trabalho visionário do time de engenharia da marca ao proporcionar uma simplificação das operações, impulsionar a contratação de motoristas e fortalecer os resultados financeiros de clientes. Desde a apresentação, o modelo é produzido na fábrica de New River Valley, no estado da Virgínia.

“A Volvo Trucks revolucionou pela primeira vez a indústria de caminhões da América do Norte ao apresentar a primeira cabine leito totalmente integrada, elevando o padrão e mudando as percepções sobre o futuro dos caminhões”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “A introdução do Volvo VNL em 1996 continuou esse legado de inovação e influência, trazendo avanços em design e tecnologia que remodelaram os padrões de excelência para nossos clientes, seus motoristas e nossa indústria por 25 anos".

25 anos de inovação da linha Volvo VNL
1996: Em 1996, a Volvo Trucks apresentava à América do Norte o primeiro VNL, modelo considerado revolucionário ao melhorar drasticamente o fluxo de ar e a economia de combustível. O grande destaque ficava por conta do capô inclinado e totalmente redesenhado, combinado com uma série de outros recursos externos que rapidamente também passaram a fazer parte de outros caminhões extrapesados no continente.

1997: Um ano após o lançamento, em 1997, a Volvo Trucks quebrou todos os paradigmas e padrões internos das cabines. Naquele ano, a marca apresentou uma revolucionária estação de trabalho que se transformava em beliche para o descanso noturno. A novidade rapidamente conquistou motoristas por proporcionar um ambiente de vida premium na estrada.

2005: Para reforçar posição de liderança mundial em segurança na indústria, garantida pela cabine construída em aço de alta resistência (HSS) e pela presença de airbag para motorista como item de série, a Volvo Trucks incorporou aos modelos VNL, em 2005, o Volvo Enhanced Stability Technology (VEST), primeiro sistema de controle de estabilidade totalmente eletrônico para caminhões rodoviários pesados.

2007: Em 2007, o desempenho dos caminhões Volvo VNL foi aprimorado com a introdução da consagrada linha de transmissões automatizadas I-Shift. Em 2013, a caixa se tornou item de série em todos os modelos que compõem a linha extrapesada. Dentre as principais vantagens da transmissão Volvo I-Shift, destaca-se, redução no consumo de combustível, ampliação do conforto e da segurança, redução no desgaste da transmissão e prolongamento da via útil do componente. 


2012: Já em 2012, a Volvo Trucks elevou a conectividade a um novo patamar ao tornar como item padrão em toda a linha VNL o serviço de Diagnóstico Remoto. Hoje, todos os modelos Volvo VNL estão equipados com as informações de diagnóstico mais abrangentes disponíveis no mercado, juntamente com suporte em tempo real 24 horas por dia, 7 dias por semana, do Volvo Trucks Uptime Center em Greensboro, Carolina do Norte.

2019: Para reforçar a liderança em segurança e produtividade, a montadora introduziu aos modelos VNL a tecnologia Volvo Dynamic Steering (VDS) em 2019. Com capacidade para monitorar a estrada e as condições ambientais até 2.000 vezes por segundo, a tecnologia revolucionária adiciona torque à coluna de direção para reduzir a tensão e proporcionar uma experiência de direção mais confortável ao motorista.

2021: Agora em 2021, todos os modelos Volvo VNL 740, 760 e 860, passam a contar com motor D13 Turbo Compound (D13TC) como item de série. Além de proporcionar desempenho e eficiência otimizados, a nova motorização também garante uma redução de até 6% no consumo de combustível, quando comparada com a versão anterior D13 VGT.

Exemplares e grife comemorativa
Para celebrar os 25 anos de história do extrapesado, todos os modelos Volvo VNL produzidos em 2021 contarão com emblemas comemorativos nas portas e no painel. Segundo a marca, o kit de adesivos comemorativos também estará disponível para aquisição em todas as concessionárias, especialmente para os clientes que adquiriram modelos VNL anteriormente. 

Atendendo aos entusiastas e verdadeiros fãs da marca, a Volvo Trucks também disponibilizou ao mercado norte-americano uma grife completa de produtos em comemoração aos 25 anos da linha VNL, a linha inclui, camisas, bonés, chaveiro e garrafa d'água.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA