Publicidade

Volvo e Marcopolo exportam ônibus para novo sistema de transporte de passageiros na Guatemala

Volvo/Divulgação

30 novos ônibus irão circular em um corredor exclusivo no novo sistema de transporte de passageiros da Guatemala

A Volvo e Marcopolo embarcaram no fim de março 30 novos ônibus para o novo sistema de transporte de passageiros na Guatemala. Destinados a uma operação em um corredor exclusivo entre Santa Catarina Pinula e a Cidade da Guatemala, os novos ônibus terão a importante missão de reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades, com mais conforto e segurança para os passageiros.

Com 12 quilômetros, o novo corredor é o primeiro do Transpinula, nome do serviço de transporte público coletivo da cidade. Santa Catarina Pinula tem cerca de 80 mil habitantes e fica ao lado da capital, na fronteira sudeste. Este novo corredor integrará Santa Catarina à linha 13 do Transmetro, o BRT (Bus Rapid Transit) da Cidade da Guatemala.

O percurso entre as duas cidades contará com 14 paradas com sistema de pré-pagamento e plataforma de embarque em nível com os ônibus, garantindo rapidez e segurança aos usuários. A estimativa inicial é de que 20 mil passageiros sejam transportados diariamente.

Para garantir o  alto desempenho mesmo com grande quantidade de passageiros, os chassis Volvo são do modelo B270F, com motor de 270 cv e alto torque, foram combinados com carroceria Torino da Marcopolo, com capacidade para 62 passageiros. Além disso, os novos ônibus também contam com câmeras de monitoramento interno e externo, poltronas estofadas, CityVent (sistema inteligente de renovação do ar), dentre vários outros itens de conforto.


“A inauguração do corredor é o primeiro passo para um novo sistema de transporte em Santa Catarina Pinula. Vencer a licitação, fornecer com exclusividade os ônibus e participar do começo dessa transformação é muito relevante para a Volvo, uma marca que tem longa tradição e experiência em sistemas integrados de transporte de passageiros”, afirma Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina. A Volvo viabilizou o negócio em parceria com a Tecun, importador da marca na Guatemala.

O recente embarque se consagra como o segundo grande negócio da Volvo na Guatemala. Em setembro, 20 ônibus articulados modelo B340M também foram exportados para o BRT da Cidade da Guatemala. Com as novas entregas, a Volvo passará a contar com 146 ônibus em operação no BRT integrado da capital do país, com uma participação de 58% na frota de veículos pesados da cidade, uma das maiores metrópoles da América Central. Ao todo, o Transmetro transporta mais de 400 mil passageiros por dia.

“Temos participação ativa desde o início do Transmetro, com nossos articulados e biarticulados, e agora no Transpinula, com chassis convencionais. Nossos veículos são a melhor opção para sistemas integrados, com alta robustez, tecnologia e segurança. Temos orgulho em acompanhar e fazer parte da evolução desses sistemas da Guatemala e também de vários outros da América Latina”, finaliza Selski.

Volvo/Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários