Fretebras Superior

Volkswagen celebra 40 anos da chegada dos primeiros caminhões ao Brasil

VWCO/Divulgação

No dia 10 de março de 1981, a Volkswagen Caminhões apresentava ao mercado brasileiros os modelos VW 11.130 e o VW 13.130

Há 40 anos, os primeiros caminhões Volkswagen desenvolvidos e fabricados no Brasil, deixaram a fábrica 4 de São Bernardo do Campo (SP), rumo a rede de concessionários autorizados da marca. Resultado de apenas dois anos de trabalho de um time brasileiro de engenheiros e técnicos, os modelos VW 11.130 e o VW 13.130 chegaram rapidamente as ruas e estradas do país trazendo uma cabine com tecnologia vinda da Europa.

Na época, uma das principais inovações do modelo foi a presença da cabine avançada, conhecida popularmente como “cara chata”, num mercado dominado por veículos dotados de frente convencional, com o motor posicionado à frente do motorista.


A simplicidade e a robustez também foram características marcantes dos primeiros caminhões Volkswagen brasileiros. O VW 11.130 trazia como diferenciais, motor diesel MWM, caixa de cinco marchas, eixo traseiro com uma ou duas velocidades, chassi tipo escada, suspensão por molas semielípticas e amortecedores, freios hidráulicos com auxílio a vácuo e direção mecânica. Já o VW 13.130, além do chassi e embreagem reforçados e de novas relações na transmissão, trazia rodas estampadas (mais tarde as raiadas tomariam o seu lugar), freios a ar e direção hidráulica. Ambos foram apresentados com três opções de distâncias entre eixos e quatro opções de cores (amarelo, vermelho, azul e bege).

A Volkswagen Caminhões foi criada em fevereiro de 1981, e originou-se da filial nacional da Chrysler, adquirida em julho de 1979 pelo Grupo Volkswagen. Logo após o anúncio da mudança de sua razão social, a montadora começou a testar os primeiros protótipos de caminhões em São Bernardo do Campo, com acompanhamento da matriz do Grupo em Wolfsburg, na Alemanha.

Hoje, celebrando os 40 anos da marca, a Volkswagen Caminhões e Ônibus oferece cerca de 65 produtos, incluindo ônibus, e já produziu mais de 1 milhão deles. Além disso, conquistou mercados no Brasil e em mais 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. Sempre entregando o melhor para seus clientes com o slogan “Menos, você não quer; mais, você não precisa”.

VWCO/Divulgação

Com informações:
VWCO 
Caminhões e Carretas

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O maior Parceiro da VW Caminhões, no desenvolvimento e teste, foi o Martins atacadista em Uberlândia MG

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.