PRF realiza operação de fiscalização de transporte de produtos perigosos em Santa Catarina

PRF/Divulgação

Todo cuidado é pouco no transporte de produtos perigosos, que prevê normas específicas para cada substância

A Polícia Rodoviária Federal realiza esta semana, em diversos pontos de rodovias federais no oeste de Santa Catarina, a 15a OTEPP - Operação Temática de Fiscalização do Transporte de Produtos Perigosos.

Cerca de 30 PRFs, lotados em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, participam da operação. As atividades estão acontecendo em locais como a BR 153 em Concórdia e Água Doce, e também na BR 282 em Xanxerê e Maravilha.

O objetivo da OTEPP é garantir o transporte correto e seguro de cargas classificadas como perigosas. Os tipos mais comuns são combustíveis, gases, infectantes, líquidos corrosivos e explosivos, insumos químicos indispensáveis à cadeia industrial e à logística da vida moderna.


No entanto, além de oferecer risco ao motorista que as transporta, estas cargas podem causar sérios danos ao meio ambiente em caso de acidente ou vazamento, com possibilidade de explosões ou incêndios. Por isso, todo cuidado é pouco no transporte destas substâncias: há um conjunto de normas específicas que prevê equipamentos de proteção obrigatórios e procedimentos de segurança a serem seguidos em caso de emergências.

A 15a OTEPP continua até a próxima sexta-feira, dia 12 de março.

PRF/Divulgação
FONTE: PRF

Postar um comentário

0 Comentários