Facchini

Randon New R

DAF lança caminhão bitruck mais potente do Brasil: CF 410 8x2

Chegada do novo DAF CF 410 com chassi rígido, marca a estreia da DAF no segmento brasileiro de caminhões semipesados

Confiante no mercado brasileiro, a DAF Caminhões, marca pertencente ao Grupo Paccar, segue investindo na ampliação e modernização do portfólio de produtos. Prova disso, é a apresentação da nova linha CF, que além de trazer um design totalmente renovado, passa a contar a primeira versão de chassi rígido da marca no país.

“A DAF Caminhões tem no seu DNA um padrão superior de qualidade, conforto e eficiência. Quando começamos a pensar o projeto do modelo rígido no Brasil, tínhamos certeza de que este novo caminhão deveria elevar o padrão desta categoria, oferecendo ao cliente uma nova experiência neste segmento. O resultado é exatamente o que planejamos e estamos muito felizes com o produto que o cliente brasileiro terá disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Design
Totalmente modernizado, o novo design da linha CF inclui detalhes cromados, logomarca DAF em alumínio escovado e para-choque em aço galvanizado. O CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos.

Trem de força
O DAF CF 410 8x2, estreia no mercado brasileiro trazendo o motor PACCAR MX11, de 10,8 litros e seis cilindros, potência de 410 cv e torque de 2.100 Nm em 900 rpm, garantindo ao modelo o título de semipesado mais potente do país.

Produzido em Ponta Grossa (PR), o novo propulsor é construído em ferro fundido vermicular (CGI), característica que garante uma redução de peso de até 180 kg, quando comparado com ao PACCAR MX13, maior durabilidade e menor atrito, permitindo baixo ruído e maior economia de diesel. A motorização também conta com sistema de injeção de combustível Common Rail, que contribui para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Se comparado com a motorização da linha CF anterior, o novo PACCAR MX11 chega a ser 15% mais econômico.

A eficiência da nova motorização é complementada ainda pela capacidade de trabalhar em baixa rotações, graças a presença do turbocompressor VGT, de geometria variável. O sistema conta com tecnologia multitorque, que possibilita o caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência.

O trem de força é complementado ainda pela presença da transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. A caixa traz como principal diferencial, troca de marchas mais rápidas, suaves e silenciosas, trazendo conforto ao motorista. 

Configuração
Destinado ao atendimento de operações que utilizam implementos como, baú, sider, contêiner e prancha, entre outros, o inédito DAF CF rígido conta com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400 mm, característica que garante a máxima versatilidade aos transportadores.

A versão de entrada do novo semipesado conta com suspensão mecânica e os freios a tambor. A marca de origem holandesa ainda oferece como opcionais, conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air e sistema de freios a disco.


Conforto
Assim como em outros modelos da marca, o conforto do motorista não foi deixado de lado. O inédito semipesado DAF conta com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama e acabamento superior que prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna. 

O acabamento interno das novas cabines também se destaca pelas diferentes opções de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado. As cabines também trazem como diferenciais, um sistema de iluminação dimerizável e sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico. 

O novo DAF CF também conta com um painel de instrumentos totalmente redesenhado, que prioriza a ergonomia e permite um fácil acesso às informações mais relevantes do veículo. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor, sem tirar a sua atenção.

E para garantir a máxima segurança ao veículo e proteção aos passageiros, o novo semipesado DAF também conta com uma suspensão da cabine desenvolvida para melhor absorção de energia, graças a uma estrutura reforçada  que possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas.
Tecnologia e segurança
Em relação aos quesitos tecnologia e segurança, o inédito DAF CF rígido também passa a ocupar uma posição de destaque no mercado nacional. O Assistente de performance do condutor mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.

O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.

Graças a toda a tecnologia embarcada, o motorista também pode verificar de dentro da cabine, o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta, permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.

Assim como os modelos extrapesados da marca, a versão semipesada também conta com um sistema de monitoramento de energia da bateria. Além de permitir que o motorista verifique o status das baterias, o item fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas, e resultando assim em uma maior disponibilidade do veículo e maior vida útil da bateria.

“O Novo CF traz muitos itens de segurança do nosso carro-chefe, o Novo XF. A soma destes dispositivos, com o trabalho excepcional do conjunto mecânico, faz do Novo CF um caminhão muito econômico, robusto, seguro e confortável. Este é um conjunto de qualidades inédito nesta categoria, elevando o patamar do segmento de rígidos no Brasil”, finaliza Broeze.
Ficha técnica
Cabine Sleeper Cab ou Space Cab
Entre-eixos 6.400 mm
Motor PACCAR MX11, 10,8 litros, 6 cilindros, 410 cv
Transmissão ZF TraXon automatizada 12 velocidades + 2 ré
Suspensão diant. Mecânica com molas parabólicas
Suspensão tras. Mecânica (molas) ou pneumática (full air)
Rodas e pneus 8,25x22,5 – Aço | 295/80 R22,5
Tara 9.310 kg
PBT (Técnico/Legal) 34.200 kg / 29.000 kg
CMT 45.000 kg

LEIA: DAF reforça presença no segmento off-road com Novo CF 480 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA