Facchini

Randon New R

7 dicas de como economizar e reduzir custos com combustíveis

Getty Images

Mix Telematics dá dicas para reduzir o consumo durante momento de alta dos combustíveis, no Brasil

Com a alta no preço dos combustíveis neste ano, a economia será fortemente impactada, ou seja, o preço dos fretes, alimentos, tarifas de transporte urbano, entre outros, sofrerão reajustes.

Como consequência, empresas de transportes e logísticas e, obviamente, o consumidor serão prejudicados.

Enquanto o problema existe, é importante dirigir com consciência e tomar medidas para que os veículos não gastem demais. Inclusive, empresas estão chegando a 40% na redução de custos com combustíveis. Mas como isso é possível?

Para ajudar consumidores e empresas, confira dicas da MiX Telematics, que desenvolve soluções para gestão de frotas, sobre economia no transporte:

1- Evite regiões com tráfego intenso. Use aplicativos e sistemas de telemetria para traçar rotas seguras. Estadas em más condições também devem ser evitadas;

2- Certifique-se sempre sobre as condições meteorológicas do seu trajeto, pois vento e chuva influenciam o consumo;

3- Dirija na faixa verde, ou seja, a faixa de rotação do motor que garante o melhor desempenho;

4- Cuidado com excesso de rotação: durante a direção contínua, o motorista nunca deve passar da rotação máxima da faixa verde, mesmo quando se prepara para trocar de marcha.


5- Freio motor: muitos motoristas não sabem, mas usar o freio motor economiza combustível e, também, as pastilhas e lonas de freio. Ao usá-lo, o computador de bordo do veículo reduz o consumo ao mínimo enquanto carrega todo o sistema elétrico, utilizando a gravidade para impulsioná-lo. Além disso, a utilização do freio motor é uma questão de segurança, que reduz o consumo das peças do sistema de frenagem e a perda de energia pelo atrito;

6- Pedal no acelerador: alguns motoristas pisam fundo no acelerador para rapidamente atingir a velocidade de cruzeiro. Ao fazer isso, estão dizendo ao computador de bordo que quer que o motor faça a maior força possível para acelerar aumentando significativamente o consumo do veículo. O ideal é nunca passar de ¾ do pedal (75%), ou seja, nunca pisar fundo. Se for fazer uma ultrapassagem aguarde uma reta com tempo suficiente para acelerar sem pisar fundo. Se estive num aclive intenso, use uma marcha menor para ter mais torque e não pisar fundo.

7- Manutenção: uma boa parte do consumo excessivo vem de veículos com problemas de manutenção. Atividades simples como calibrar pneus tem impacto decisivo no consumo. A análise dos parâmetros do motor tais como temperaturas muito elevadas ou muito baixas também indicam problemas mecânicos ou de operação que são fatores que influenciam diretamente o consumo. Por fim, todos os filtros de ar, óleo e combustível, devem ser substituídos conforme a sua especificação para garantir o perfeito funcionamento dos motores e o consequente baixo consumo.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA