Facchini

Deputado Federal apresenta projeto de lei que reduz em 70% valores de pedágios para caminhoneiros

Volvo/Divulgação
Com o objetivo de combater os altos custos impostos pela cobrança de pedágio, especialmente aos caminhoneiros, o Deputado Federal, Alexandre Frota (PSDB/SP), apresentou na última sexta-feira, 5 de fevereiro, um projeto de lei que reduz em 70% os valores das tarifas para veículos empregados no transporte rodoviário de cargas.

De acordo com o PL nº 277/2021, a redução deverá ser aplicada em todas as praças de pedágios em rodovias federais, estaduais e municipais, públicas ou privadas, e será válida para todos os veículos automotores de carga como por exemplo, caminhões, caminhonetes e assemelhados.


Na avaliação do deputado, os atuais preços praticados nos pedágios brasileiros "estão totalmente fora da realidade econômica que o país atravessa". 

"Temos que readequar os preços atualmente cobrados, para que o impacto do valor do pedágio tenha um menor impacto no valor do frete e consequentemente no preço final da mercadoria. Saliente-se que os caminhoneiros autônomos têm passado dificuldades para conseguir fretes", justifica Frota.

Aprovação da proposta
Apesar da proposta ter sido apresentada, não há garantias de que será aprovada e colocada em prática. É necessário ainda a apreciação e votação na Câmara dos Deputados e no Senado, para posteriormente seguir para sanção ou veto da Presidência da República. Não há uma data definida para cada uma destas etapas.

Confira na íntegra o Projeto de Lei nº 277/2021: CLIQUE AQUI


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA