Facchini

PRF flagra caminhão causando poluição acima do limite permitido em Lavrinhas/SP

PRF/Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal, na manhã desta sexta-feira (5), fiscalizou na BR 116, no km 18 em Lavrinhas/SP, o veículo C Trator SCANIA com placas do Rio de Janeiro e conduzido por um homem.

Durante a fiscalização, constatou-se que a LIM (luz indicadora de mau funcionamento) estava acionada no painel, indicando que a emissão de NOx (óxido de nitrogênio) atingiu 3,5g/Kwh (75% acima do limite permitido legalmente). Em leitura no OBD (On board diagnostic) verificou-se uma falha PRESENTE no SCR: Concentração de NOx - muito alto, há mais de 3h de funcionamento do motor. O NOx a baixa altitude reage com a luz solar, formando o O² (ozônio),sendo prejudicial à saúde humana.


"Para o Brasil, a Organização Mundial da Saúde estima que a poluição atmosférica cause cerca de 20 mil óbitos/ano, valor cinco vezes superior ao número de óbitos estimado pelo tabagismo ambiental/passivo, e 10,7 mil óbitos/ano decorrentes da poluição do ar em ambientes internos" (SANTOS, Haroldo Lima. RELAÇÃO ENTRE POLUENTES ATMOSFÉRICOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE. Março de 2019. Disponível em: <http://www.uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20190312105045.pdf->. Acesso em: 05 de jan. de 2021).

Diante dos fatos, o veículo foi autuado e teve o CRLV recolhido eletronicamente para reparo em oficina credenciada da marca, devendo ser apresentado regularizado posteriormente. Ao condutor foi elaborado TCO (TERMO CIRCUNSTANCIADO) para envio ao MPE (Ministério Público Estadual) para apuração de crime ambiental e ao IBAMA para apuração de infração administrativa ambiental.

FONTE: PRF

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA