Facchini

Randon New R

Para combater falta de motoristas, transportadoras investem na formação de profissionais

Adobe Stock
A falta de motoristas profissionais, especialmente caminhoneiros, tem se tornado cada vez mais uma realidade incontestável no Brasil. Levantamento recente, realizado pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), revelou que a falta de profissionais já afeta 81% das transportadoras de São Paulo. Em Minas Gerais, a escassez de motoristas também começa a afetar as empresas do estado, segundo o Fetcemg (Federação das Empresas de Transportes de Cargas em Minas Gerais).


Atentas à esse crescente desafio nacional, diversas transportadoras brasileiras estão apostando e investindo na formação de motoristas por meio de cursos e escolas próprias ou até mesmo em parceria com entidades renomadas do setor, como por exemplo a Fabet e o Sest Senat. Conheça agora cinco empresas que optaram pela formação e qualificação de motoristas:

1- Transporte Excelsior
AC Pianaro
Referência no transporte de siderúrgicos, papel, produtos acabados, cargas paletizadas, ensacadas e big bags, a Transporte Excelsior realiza anualmente uma edição da "Escolinha de Motoristas", iniciativa da própria empresa com foco na formação de novos motoristas carreteiros.

No início deste mês, a empresa anunciou a abertura de inscrições para a edição 2020 do projeto. De acordo com a transportadora, homens e mulheres interessados (as) em fazer parte da nova turma devem se inscrever até o dia 05/12/2020. Saiba mais em:


2- Transpanorama
Scania/Divulgação
A Transpanorama Transportes, empresa do Grupo G10, também tem investido fortemente na formação de novos motoristas carreteiros. Neste mês de novembro, a transportadora anunciou uma nova edição do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Motoristas.

Além da formação totalmente gratuita, a empresa oferece aos participantes material didático, alimentação e alojamento, além da possibilidade de contratação ao final do curso. As inscrições vão até o dia 30/11/2020. Saiba mais:



3- Kothe Transportes
Kothe Trasportes/Divulgação
Em outubro passado, a Kothe Transportes, empresa com sede em Araguaína (TO), anunciou a abertura da 1ª Turma do Curso de Motoristas, iniciativa que teve como objetivo, desenvolver, qualificar e formar profissionais como gestores de unidade de negócio (motoristas carreteiros).

O primeiro curso oferecido pela transportadora também contou com material didático, alimentação e alojamento para todos os participantes. Além disso, os motoristas também participaram de aulas práticas em caminhões com tecnologia de ponta.

4- Transportes Graneleiro
Graneleiro Transportes/Divulgação
Atenta a crescente busca por motoristas qualificados no mercado brasileiro e ciente da grande importância da capacitação destes profissionais, a Graneleiro Transportes Rodoviários, empresa paulista com mais de 65 anos de experiência no transporte rodoviário de cargas, inaugurou em julho de 2019 o primeiro centro de formação de motoristas profissionais.

Batizado de “Escola Preparatória de Motoristas”, o projeto inovador tem como principal objetivo capacitar novos motoristas em até 30 dias, tornando-os aptos para iniciarem o trabalho nas estradas brasileiras através das operações da empresa. 


5- Transjordano
Fabet SP/Divulgação
Também no ano de 2019, a Fabet-SP (Fundação Adolpho Bosio de Educação no Transporte), entidade sem fins lucrativos, e a Transjornado, empresa paulista com mais de 20 anos de atuação no transporte de combustíveis e cargas em geral, firmaram uma parceria para a criação de um programa de formação de motoristas de bitrem.

Além de contar com aulas práticas, o projeto batizado de “Segurança e Sustentabilidade no Transporte de Combustível” -  Formação de Condutores para Biarticulado, também conta com uma parte teórica responsável por abordar  temas técnicos da direção segura e econômica no transporte de combustível, legislação especifica, responsabilidade civil, bem como temas comportamentais: senso de dono, ética, cultura da segurança e da economia, compromisso e responsabilidade, quebra de paradigmas, inteligência emocional e o perfil do motorista gestor.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA