Facchini

Randon New R

Nesta semana, tem Gincana do Caminhoneiro em Rio Verde/GO e Paragominas/PA

GDC/Divulgação
Rio Verde/GO e Paragominas/PA  estreiam oficialmente nesta semana – dias 12 e 13 de novembro -  na rota da 29ª Gincana do Caminhoneiro, maior ação itinerante das estradas brasileiras que segue sua programação de realizar 90 etapas até março/21 e atender transportadores rodoviários de carga das mais diversas regiões do país com seu circuito de saúde e teste de habilidade no volante, que dará ao vencedor um caminhão IVECO Tector zero km.  Aliás, até o momento, 6,5 mil caminhoneiros já passaram pelos atendimentos e 15 deles estão classificados para a grande final da temporada.

Em Rio Verde, a ação acontecerá no Posto Décio Rio Verde – km 377,2 da BR 060 – e em Paragominas, no Posto Roda Viva – na BR 10 km 1672, com a PA 256 - ambos são de bandeira Petrobras e integrantes da Rede Siga Bem que, juntamente com a IVECO, patrocina a 29ª Gincana do Caminhoneiro, a maior e mais abrangente edição de sua existência.

Os participantes terão dois dias para passar pelo circuito de saúde, com atendimentos de prevenção e detecção de doenças silenciosas como diabetes e hipertensão, realizando teste de glicemia e checando a pressão arterial, além de orientações sobre obesidade e vacinação contra diversas doenças (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município). Terão ainda suas temperaturas aferidas e serão orientados sobre as práticas de higiene que devem virar hábito para prevenir e evitar a disseminação do Coronavírus, como o uso constante de máscaras, álcool gel como parceiro das lavagens das mãos e a importância de manter distanciamento social.


Além dos cuidados pessoais, quem passar por uma das etapas da Gincana do Caminhoneiro será instruído sobre a importância de desinfecção da boleia do caminhão e pontos estratégicos que também possam ficar expostos à contaminação do Coronavírus. Como parte da ação, o estradeiro é convidado a ir para uma pista, onde terá a oportunidade de colocar à prova o que aprendeu sobre o cuidado com a cabine e também testar habilidade no volante. Para isso, deve percorrer um trajeto demarcado por cones, se preocupando em desviar deles e mostrando destreza nas manobras para concluir a pista.

Enquanto encara esse desafio, o caminhoneiro tem seu tempo  cronometrado, afinal, sua performance pode torná-lo um candidato a ganhar um caminhão IVECO Tector Zero Km. É que em cada etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro, um participante da prova de slalom – aquele que obtiver o melhor tempo na pista e menos penalidades – é classificado pra uma semifinal (neste caso, a quarta que irá acontecer em Uberlândia, em janeiro/21), na qual terá a chance de conquistar uma vaga para a grande final, que contemplará o vencedor com o cobiçado prêmio.

Para participar da 29ª Gincana do Caminhoneiro – que tem apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura - o profissional deve apresentar CNH categorias C, D ou E.

Quanto ao teste de habilidade, embora ele seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

FONTE: GDC

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA