Facchini

Meritor desenvolve suspensor de eixo para caminhões 6x4 e 8x4

Meritor/Divulgação
Com o objetivo de reforçar a estratégia de oferecer soluções tecnológicas que tragam redução de custos, agreguem valor e aumentam a eficiência operacional, a Meritor Brasil, principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais no País, acaba de anunciar uma nova tecnologia capaz de suspender o eixo trativo em caminhões 6x4 e 8x4, passando para 6x2 e 8x2 respectivamente.

Batizada de Meritor Detachable, a novidade 100% desenvolvida pelo time de engenharia brasileiro empresa, encontra-se atualmente em fase de testes com os principais clientes no país. 

De acordo com Fábio Brandão, gerente Sênior de Engenharia do Produto da Meritor Brasil, “trata-se de uma novidade no segmento de veículos pesados; desenvolvemos um sistema capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga”.


Segundo a Meritor, além de reduzir o consumo de combustível, o desgaste de pneus e demais componentes, como por exemplo, freios e suspensão, a nova tecnologia pode proporcionar uma economia de até 33% com tarifas de pedágio. “De acordo com os testes em andamento, o sistema Meritor Detachable gera um ganho de eficiência em até 2% considerando apenas com a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5% desacoplando e suspendendo o eixo”, destaca Brandão.

A expectativa da empresa é de que a nova tecnologia, que pode equipar os eixos da marca 6x4 e 8x4 tandem dos modelos MT 14X, MT 150, MT 160 e MT 610, instalados em equipamentos que possuem suspensão pneumática, seja lançada no mercado de veículos pesados brasileiro no início do 2021.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA