Facchini

Marcopolo Viaggio 1050 BYD 100% elétrico inova transporte gaúcho

Edypo Alaniz
A parceria entre Marcopolo, BYD, EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP (empresa do setor elétrico), e a Turis Silva, vai proporcionar mais qualidade ao transporte de fretamento na Grande Porto Alegre. A partir de hoje, dia 9 de novembro, entra em operação o primeiro ônibus rodoviário 100% elétrico do Rio Grande do Sul, um Marcopolo Viaggio 1050, com chassi D9A 20.410.

A Marcopolo está há quase 20 anos envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a expertise da encarroçadora neste segmento. O projeto e fornecimento demonstra o foco das três empresas na busca pela redução de poluentes, elevação da qualidade do transporte.

“A mobilidade elétrica é estratégica para o crescimento dos negócios da Marcopolo, uma vez que a adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência global”, afirma Leandro Sodré, gerente nacional de Vendas da Marcopolo.


A EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP, ficará responsável pelo modelo de negócio para ônibus elétrico, realizando o fornecimento da infraestrutura de recarga para o veículo. O veículo será usado pela Turis Silva para o fretamento de colaboradores da produtora de aço Gerdau em sua unidade localizada no município de Charqueadas.

“Queremos construir, em parceria com nossa cadeia de fornecimento, um futuro mais sustentável, e contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção produtos e soluções inovadoras”, afirma Vinicius Moura, gerente geral de suprimentos da Gerdau. 

O Viaggio 1050 100% elétrico possui 12.900 mm de comprimento e capacidade para 44 passageiros em poltronas Executiva, além do motorista. O veículo conta com seis packs de bateria, que garantem autonomia de 300 quilômetros, transmissão automática, que proporciona mais conforto e segurança para o motorista e ocupantes, além de sistema de ar-condicionado, total acessibilidade e tomadas USB em todas as poltronas.

Além do novo modelo rodoviário, 33 veículos elétricos da Marcopolo, incluindo os micro-ônibus Volare, circulam no País, em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Ceará e Paraná, além do Distrito Federal.

Edypo Alaniz
FONTE:
Marcopolo

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA