Gincana do Caminhoneiro volta a Uberlândia para mais uma etapa

GDC/Divulgação
A 29ª Gincana do Caminhoneiro - maior ação itinerante das estradas brasileiras, que, desde meados de junho está nas estradas, com duas equipes, para levar atendimentos de saúde e suporte para aqueles que fazem do volante do caminhão seu ‘ganha pão´ - está de volta a Uberlândia, cidade que recebeu três etapas desta temporada.

A comitiva – que já realizou mais de 6,5 mil atendimentos neste ano - estará, nos dias 18 e 19 de novembro, no Posto Décio Uberlândia (km 85,8 da BR 050), onde teve início esta temporada, para levar aos profissionais do volante conscientização sobre a importância de adotar novos hábitos de convívio social e atitudes para combater e evitar a Covid-19 (como uso constante de máscara, higienização das mãos e distanciamento), proporcionando a eles a oportunidade de dedicarem um momento de seu dia para os cuidados pessoais com a saúde física e também a chance de realizar um sonho já que, através do teste de habilidade no volante, o vencedor da 29ª Gincana do Caminhoneiro ganhará um caminhão IVECO Tector Zero Km.

Durante os dias da etapa no Décio Uberlândia – posto Petrobras da Rede Siga Bem, que, juntamente com a IVECO, caminha para realizar 90 etapas até março/21 - , os caminhoneiros terão acesso ao circuito de saúde, no qual serão realizadas ações preventivas para detectar possíveis doenças silenciosas, incluindo checagem do nível de glicose no sangue, para investigação e controle de casos de diabetes; aferição da pressão arterial para descobrir se há hipertensão e minimizar riscos de ataques cardíacos, além de orientações sobre obesidade e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município). Por ser novembro o mês dedica ao combate ao câncer de próstata, esse também será um tema abordado durante os atendimentos.

As ações – que contam com apoio da o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura – alertam também para os cuidados que o caminhoneiro deve ter com seu ‘instrumento de trabalho’.


Por isso, após passar pelo circuito de saúde, ele será convidado a ir para a pista da arena no Posto Décio Uberlândia, onde instrutores darão uma aula prática de higienização da cabine do caminhão, demonstrando a importância da desinfecção de pontos da boleia (maçaneta, volante, marcha, retrovisor, por exemplo), que estão mais sujeitos à contaminação. 

Após conferir a orientação de descontaminação, o caminhoneiro tem ainda a chance de testar sua habilidade no volante no percurso do slalom, demarcado por cones, evitando os obstáculos e procurando chegar no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.

Aquele que tiver a melhor performance em Uberlândia, ganha o direito de ir para a quarta semifinal da temporada (que também acontecerá na cidade, em Janeiro/21), quando os classificados da 55ª e 72ª  etapa estarão reunidos para disputar cinco vagas para a grande final, que premiará o vencedor com um caminhão IVECO Tector zero km.

A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo, através da apresentação de comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

FONTE: GDC

Postar um comentário

0 Comentários