Facchini

Sobral se prepara para receber equipe da 29ª Gincana do Caminhoneiro

GDC/Divulgação
Sede de grandes indústrias e com agitado fluxo de transportadores rodoviários de carga, Sobral foi estrategicamente escolhida para ser palco de uma etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro, que estará na cidade nos dias 24 e 25 de outubro, para levar aos estradeiros um circuito de saúde, bem estar e positividade neste momento de retomada da economia.

A ação – que esteve recentemente em Penaforte e conta com patrocínio dos postos Petrobras da Rede Siga Bem e da IVECO, que, empaticamente, se mobilizaram para fazer mais pelo ‘herói de estrada’ – acontecerá no Posto Gatão, localizado às margens do km 218 da BR 222. Serão dois dias de programação voltada totalmente ao profissional que faz do caminhão o seu meio de ganhar a vida e mal tem tempo de dedicar alguns minutos para si ou de visitar um médico.

Com operação que segue os mais rigorosos critérios de segurança e higiene para evitar o contágio e propagação do Coronavírus, a etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro tem o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura. Ao chegar no local da ação no pátio do Posto Gatão, o caminhoneiro é recebido por um agente da equipe,  que irá aferir sua temperatura e lembrar da importância do uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

As iniciativas seguem no circuito com os atendimentos rápidos de saúde, onde serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial como medidas preventivas de detecção de doenças silenciosas como a diabetes e hipertensão, que podem atingir o motorista. Haverá ainda orientações sobre obesidade, sedentarismo e campanha de vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município). E, abraçando a causa do Outubro Rosa, já que o mês é marcado mundialmente pelo combate a câncer de mama, os participantes da 29ª Gincana do Caminhoneiro receberão uma cartilha com informações importantes sobre o autoexame e do diagnóstico precoce da doença.


Depois de passar pelo circuito de cuidados pessoais, o caminhoneiro é convidado a ir para a pista montada no Posto Gatão onde são demonstradas maneiras de desinfecção da cabine do caminhão, processo que deve ser feito principalmente em pontos sujeitos à contaminação por vírus e bactérias, a cada vez que entrar e sair dela. Após conferir a prática da orientação de descontaminação, o participante da GDC tem ainda a chance de testar sua habilidade na prova de slalom, percorrendo um trajeto demarcado por cones, driblando-os para procurar concluir o percurso no menor tempo possível, sem derrubar nenhum deles.

A performance do motorista – que deve ter habilitação categorias C, D ou E -  no percurso pode torná-lo um candidato a ganhar um caminhão IVECO Tector Zero Km. É que em cada etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro, um participante da prova de slalom (zigue-zague entre cones)  – o que obtiver o melhor tempo na pista e menos penalidades – é classificado pra uma semifinal (neste caso, a terceira, marcada para 1/11, em Assu/RN), na qual terá a chance de disputar a uma vaga para a grande final, que premiará o vencedor com o cobiçado prêmio.

Assim como todo o circuito de ações, o teste de habilidade é gratuito. Porém, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

FONTE: GDC

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA